Empresas estrangeiras dominaram o leilão de 12 aeroportos
realizado hoje pelo governo na B3, em São Paulo. Segundo a Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac), com a disputa, realizada em três blocos, a arrecadação à
vista do governo ficou em R$ 2,377 bilhões – valor R$ 2,158 bilhões acima do
mínimo fixado pelo edital para o valor de outorga inicial. O ágio médio do
leilão foi de 986%.
Além do valor à vista, as regras do leilão preveem ainda
uma outorga variável a ser paga ao longo dos 30 anos de concessão estimada em
R$ 1,9 bilhão para os três blocos de aeroportos concedidos. O investimento
previsto nos 12 aeroportos ao longo do período de concessão é de R$ 3,5
bilhões.
O leilão confirmou a expectativa do governo de forte disputa e interesse de
investidores estrangeiros.
"Vamos ver uma intensa competição. Uma forte
demonstração de confiança do investidor estrangeiro no vigor do mercado
brasileiro, na condução da política econômica e na possibilidade de termos
reformas", disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ao chegar
na B3.
Este foi o quinto leilão de concessão de aeroportos do
Brasil e o primeiro do governo Bolsonaro. Com o leilão de hoje, o número de
aeroportos administrados pela iniciativa privada no país subirá de 10 para 22.
Atualmente, 7 operadoras internacionais já atuam no
Brasil: o grupo suíço Zurich Airport (Florianópolis e Confins), o alemão
Fraport (Fortaleza e Porto Alegre), os franceses Egis (Viracopos) e Vinci
Airports (Salvador), o argentino Corporación América (Brasília e São Gonçalo do
Amarante), Changi Airports, de Cingapura (RIOgaleão), e a Airport Company South
Africa, da África do Sul (GRU Airport).
Bloco Nordeste
A espanhola Aena venceu o disputado leilão pelo principal
bloco de aeroportos. Com oferta de outorga de R$ 1,9 bilhão – que surpreendeu
os participantes do leilão – o consórcio vai administrar os aeroportos do bloco
Nordeste, considerado o 'filé' das concessões desta sexta, que compreende os
terminais de Recife, Maceió, João Pessoa, Aracaju, Juazeiro do Norte e Campina
Grande.
A outorga mínima estabelecida pelo governo para o bloco
era de R$ 171 milhões, pagos à vista. A proposta da Aena representa um ágio de
1.010%.
A previsão é que a empresa vencedora faça um investimento
de R$ 2,153 bilhões nos seis terminais, sendo R$ 788 milhões nos cinco
primeiros anos do contrato.
Fonte: Blog do Magno