Notícias

6/recent/ticker-posts

Belo Jardim Histórico homenageia Comunistas de Belo Jardim: Hugo do Rego Barros e Chico Henrique.


Em tempos em que o mandatário da República de forma desrespeitosa determina de forma inconstitucional a comemoração do fatídico 1º de Abril de 1964, nós que fazemos o Belo Jardim Histórico, repudiamos toda e qualquer forma de exaltação a tortura, mortes, perseguições e exílio motivados pela Ditadura Militar que perdurou por 21 anos no Brasil.  

Nesses dias sombrios queremos homenagear dois homens que fizeram história em Belo Jardim, são eles, Hugo do Rego Barros e Chico Henrique. Dois personagens com trajetórias de vida diferente, mas um ideal os unia, segundo Gilvan Moraes “na conjuntura em que viviam, defendiam ambos, a bandeira das conquistas sociais, as quais, seis adversários chamavam de comunismo, de subversão da ordem”.  

Chico Henrique foi um personagem característico de nossa cidade. Proprietário do conhecido, Bar e Hospedaria Veneza. Carregava dentro de se um sentimento forte de um ideal socialista bastava que o ouvissem discursar sobre seus maiores líderes, o capitão lendário Luiz Carlos Prestes, e também de Gregório Bezerra, herói pernambucano. Os que tiveram a honra de ouvir sua fala nos conta da alegria externada na mesma, do sonho de um futuro socialista para o Brasil. Viveu numa época e um lugar em que poucos compreendiam o contexto social político vigentes naquele dado momento. Um ator político, social e ativista que se destacava entre os seus pela serenidade e inteligência em defender e reproduzir a bandeira do socialismo de uma sociedade mais justa, igualitária e sem exploração.   

Já, Hugo do Rego Barros, beojardinense de coração, aqui constituiu família e construiu uma história de luta em defesa dos injustiçados socialmente, por isso era árduo defensor da Reforma Agrária desde os tempos da Ditadura do Estado Novo. As prisões e as torturas não intimidaram esse herói da nossa história, pois não há prisão que prenda o coração de um homem que tem ideologia.   

Esses homens ofereceram o melhor das suas vidas, dedicando-se no que acreditavam ser o melhor pra humanidade, para os seus companheiros, pelo próximo. A contribuição destes é de forma geral uma lição aos que hoje rememoram suas lutas. Fonte: Blog Diário do Bitury
#HugoPresente
#ChicoHenriquePresente
#DitaduraNuncaMais