Notícias

6/recent/ticker-posts

Ao se despedir de neto, Lula critica quem o condenou e diz que levará 'diploma de inocente' para o céu


SÃO BERNARDO - Liberado pela Justiça para acompanhar o velórioe a cerimônia de cremação de seu neto Arthur, de 7 anos, que morreu vítima de meningite na sexta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lulada Silva atacou os responsáveis por sua condenação na Lava-Jato e lembrou que o garoto sofria bullying na escola por ser seu neto. As declarações foram dadas em um ambiente fechado, onde não foram permitidas gravações nem a presença de jornalistas.

— As pessoas que me condenaram... duvido que elas possam olhar para os netos como eu olhava para você — disse Lula, dirigindo-se ao corpo do neto, de acordo com relatos.

Lula prometeu ainda provar a inocência em memória de Arthur, que, segundo 
 o ex-presidente, enfrentou problemas na escola devido ao parentesco:

— Você sofreu muito bullying por ser meu neto. Eu vou provar minha inocência e vou levar para o céu o meu diploma de inocente. Vou provar quem é ladrão e quem não é.

O ex-presidente chegou ao cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, às 11h07 cercado por um forte aparato de segurança da Polícia Federal (PF). Dezenas de policiais militares também ocuparam o cemitério.

O petista desceu do carro já bastante emocionado e acenou para as centenas de apoiadores que estavam na parte interna do cemitério, mas do lado de fora prédio onde ocorria o velório.

Lula entrou no prédio chorando, segundo relatos dos presentes. No caminho até o caixão foi abraçando familiares, amigos e lideranças petistas. Participaram da cerimônia, entre outros, o ex-prefeito Fernando Haddad, a ex-presidente Dilma Rousseff, o governador da Bahia, Rui Costa, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

O ex-presidente ficou uma hora e 50 mintos no local. Recebeu um telefonema de condolências do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes por meio do celular de Gilberto Carvalho, seu ex-chefe de gabinete.

“Você sofreu muito bullying por ser meu neto (...) Vai encontrar a Marisa e espera pelo vovô”

Um avião do governo paranaense fez o transporte do petista de volta e pousou no Aeroporto de Bacacheri às 15h30. De lá, Lula foi num helicóptero da Polícia Civil até a sede da PF . Nenhum incidente foi registrado durante a transferência do ex-presidente.

Passou boa parte do tempo próximo ao caixão fazendo carinho no corpo de Arthur e abraçado a um amigo do neto. Os cinco filhos do petista, Luis Cláudio, Sandro (pai do Arthur), Fabio Luis, Marcos e Lurian estavam presentes.

Do lado de fora, seis agentes da PF armados com fuzis protegiam a porta por onde Lula entrou. Simpatizantes que não puderam acompanhar a cerimônia gritavam palavras de apoio.

Depois do velório, o corpo de Arthur foi levado para a sala de cremação. Um padre e dois pastores fizeram uma celebração religiosa. Antes do corpo ser baixado, Lula falou algumas palavras. Agradeceu a solidariedade dos presentes e disse que não se conformava de ver um neto ir embora antes do avô.

— Vai encontrar a Marisa e espera pelo vovô — afirmou Lula, em referência a sua mulher, a ex-primeira-dama Marisa Leticia, que morreu há dois anos.
Fonte: G1