Notícias

6/recent/ticker-posts

Começam as obras para construção do Bloco de Enfermagem do IFPE Campus Pesqueira




O IFPE Campus Pesqueira começa o novo ano com uma importante obra que promoverá o avanço de sua infraestrutura, a tão sonhada construção do bloco de enfermagem. A obra está orçada em mais de 3,5 milhões de reais, recursos provenientes do Ministério da Educação (MEC). A empresa vencedora do processo licitatório a qual está executando os trabalhos é a Nove Engenharia. As obras iniciaram em janeiro e têm previsão de término para setembro deste ano. Ao todo, serão 1.200 metros quadrados de área construída.

O bloco contará com seis laboratórios, cada um com cerca de 60 metros quadrados: anatomia, microscopia, bioquímica, semiologia, bioinformática e microbiologia. Haverá dois centros, um cirúrgico e outro de esterilização experimental. Serão construídas também duas salas de tutoria, dez gabinetes de professores, espaço da coordenação, sala dos professores, sala de reunião, diretório acadêmico e área de convivência.

Para o Diretor Geral do Campus Pesqueira, Valdemir Mariano, esta obra vem consolidar o curso de Bacharelado em Enfermagem que está entre os melhores do Brasil. “Muitas mãos são responsáveis pela  vitória que hoje alcançamos. Reiteramos nossa gratidão a Magnífica Reitora do IFPE, Anália Ribeiro; a Diretora do DOPE, professora Virgínia Gouveia; a Pró-Reitora de Administração, Dayanne de Oliveira e suas competentes equipes gestoras, pela dedicação e notável trabalho. Gratidão a Diretora do DAP, Poliana Mendonça; a Coordenadora de Contratos Carla Mendonça; ao Coordenador de Compras, Jarbas Ferreira, pelo majestoso trabalho e inestimável colaboração. Agradecemos ao Coordenador de Enfermagem, professor Robervam Pedrosa, a primeira Coordenadora do curso, professora Valquíria Bezerra; ao Coordenador de Laboratórios, professor Lucicláudio Barbosa, aos docentes, administrativos e técnicas de laboratório, pela fabulosa e histórica contribuição em todo o processo. Gratidão a todos que direta ou indiretamente, colaboraram com o projeto deste magnífico empreendimento que muito fortalecerá a Educação Superior em Pesqueira e região, especialmente na área de saúde. Agradecemos ao Ex-Ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Ex-Secretário da SETEC, Romero Raposo e ao Ex-Deputado João Eudes, pelo apoio incondicional. Parabéns ao Campus Pesqueira e ao IFPE.”.

Histórico do Curso de Enfermagem – A vocação do Campus Pesqueira para área de saúde iniciou-se em 1997, quando foi implantado o Curso de Auxiliar de Enfermagem. Naquele período, a instituição ainda era Escola Técnica Federal de Pernambuco. No ano 2000, com a reforma da educação técnica, o curso Auxiliar passou a ser Técnico em Enfermagem. Em 2011, assume o atual estágio, de Curso Superior em Bacharelado em Enfermagem.

Em todos as essas etapas, sempre foi privilegiada uma educação profissional de qualidade, comprometida com as questões sociais e de saúde, além de contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira turma do curso de Bacharelado em Enfermagem foi admitida no 2º semestre de 2011 e sua aula inaugural ministrada pelas professoras Valquíria Bezerra Barbosa e Ana Karine de Sá, com a participação de docentes, servidores, diretores, estudantes do curso técnico em enfermagem e os recém-aprovados na seleção do bacharelado em enfermagem.

Já se formaram 95 enfermeiros no Campus. Recentemente, o curso ganhou quatro estrelas da Revista Guia do Estudante e está entre os melhores do Brasil.