Notícias

6/recent/ticker-posts

Carnaval do Rio de Janeiro em 2019: veja os enredos da Série A



Os desfiles da Série A do carnaval do Rio de Janeiro serão nos dias 1º e 2 de março de 2019 na Marquês de Sapucaí. A ordem em que cada escola irá desfilar foi definida por sorteio.

Sexta-feira, 1º de março
Unidos da Ponte

A escola de samba volta à série A no carnaval de 2019 e reeditará um de seus mais marcantes enredos: “Oferendas”, de 1984, que fala das ofertas feitas para cada orixá nas religiões de matriz africana como a umbanda e o candomblé.

Alegria da Zona Sul

A agremiação será a segunda a desfilar com o enredo “Saravá, Umbanda”, que conta a história da Umbanda por meio das palavras de um Preto Velho. A intenção é falar sobre caridade, amor e fé por meio da religiosidade.

Acadêmicos da Rocinha

Outra escola da Zona Sul do Rio de Janeiro será a terceira a desfilar no primeiro dia de apresentações da série A. Ela levará para Sapucaí o enredo “Bananas para o preconceito”, uma crítica ao racismo.

Acadêmicos de Santa Cruz

A escola da Zona Oeste do Rio vai homenagear um ícone das artes cênicas com o enredo: “Ruth de Souza – Senhora liberdade, abre as asas sobre nós”, sobre a atriz de 97 anos, que já posou com o pavilhão.

Unidos de Padre Miguel

A agremiação vai levar para a avenida as histórias que superam a imaginação com “Qualquer semelhança não terá sido mera coincidência”, uma homenagem a vida e obra do escritor Dias Gomes, famoso pelo realismo fantástico.

Inocentes de Belford Roxo

“O Frasco do Bandoleiro” é o tema que a escola da Baixada Fluminense levará para a Marquês de Sapucaí este ano. A agremiação fará um paralelo entre as crendices de pessoas que guardavam fortunas enterradas em seus quintais no Nordeste do país e cenas de casos atuais de corrupção.

Acadêmicos do Sossego

A última escola a desfilar no primeiro dia de apresentações terá o enredo "Não se meta com a minha fé. Acredito em quem quiser", um manifesto contra a intolerância religiosa e pelo o acolhimento de todas as crenças.

Sábado, 2 de março
Unidos de Bangu

A escola da Zona Oeste do Rio apresentará “Do ventre da terra, raízes para o mundo”, sobre a importância da agricultura e do combate à fome, com um recado direto pedindo consciência das autoridades no combate à fome e miséria.

Renascer de Jacarepaguá

A agremiação da Zona Oeste do Rio transportará para a avenida as homenagens à Iemanjá que acontecem no bairro Rio Vermelho, em Salvador, com o enredo: “Dois de Fevereiro no Rio Vermelho".

Estácio de Sá

“A fé que emerge das águas” é o enredo que será apresentado por uma das escolas de samba mais tradicionais do carnaval do Rio. A agremiação falará sobre a devoção ao Cristo Negro de Portobelo, imagem encontrada no mar do Caribe.

Unidos do Porto da Pedra

A escola de São Gonçalo vai apresentar o enredo: “Antônio Pitanga, um negro em movimento”, sobre a importância do trabalho do artista, que participou de mais de 50 filmes e 30 trabalhos na televisão.

Império da Tijuca

A agremiação apresentará o enredo "Império do Café, o Vale da Esperança", que fala sobre a importância do trabalho de escravos negros na construção da riqueza cafeeira no Brasil e do surgimento das cidades do Vale do Café, no interior do Estado do Rio de Janeiro.

Acadêmicos do Cubango

O carnaval da série A do Rio de Janeiro será fechado pela Cubango que levará para a avenida o enredo "Igbá Cubango - a alma das coisas e a arte dos milagres", que fala sobre objetos de devoção que conectam os seres humanos ao sagrado e contam também a história da sociedade brasileira e de suas raízes negras e indígenas.
Fonte:G1