Os nomes do secretariado da segunda gestão do governador
reeleito de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB),
foram anunciados nesta sexta-feira (28). Houve mudanças de titulares em 17
secretarias, além de quatro órgãos da estrutura de apoio ao governo.
O número
de pastas também diminuiu de 28 para 26. [Confira no final da reportagem a
lista com os nomes dos secretários] Essa diminuição obedece às diretrizes do projeto
de lei que prevê a reforma administrativa do Poder Executivo, aprovado
pela Assembleia Legislativa do estado (Alepe) na quarta-feira (26). Entre
as medidas, está a criação, a extinção e a integração de algumas secretarias.
Apenas cinco secretários foram mantidos: Antônio Carlos
Figueira, na Assessoria Especial; Antônio de Pádua, na Secretaria de Defesa
Social; Frederico Amâncio, na Secretaria de Educação; Pedro Eurico, na
Secretaria de Justiça e Direitos Humanos; e Sílvia Cordeiro, na Secretaria da
Mulher. Em todas as outras pastas, houve substituição de titulares.
Deixam as secretarias estaduais a partir de 2019: André
Campos (Casa Civil); Ruy Bezerra de Oliveira Filho (Controladoria Geral do
Estado); Marcelo Barros (Fazenda); Francisco Antônio Souza Papaléo (Cidades);
Marília Lins (Administração); Wellington Batista (Agricultura e Reforma
Agrária); Lúcia Melo (Ciência, Tecnologia e Inovação); Antonieta Trindade
(Cultura); Antônio Mário (Desenvolvimento Econômico); Clóves Benevides
(Desenvolvimento Social, Criança e Juventude); Bruno Lisboa (Habitação); Ennio
Benning (Imprensa); Carlos André Cavalcanti (Meio Ambiente e Sustentabilidade);
Alexandre Valença (Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação); Marcos
Baptista (Planejamento e Gestão); José Iran Costa Júnior (Saúde); Antônio
Ferreira Cavalcanti Júnior (Transportes); e Márcio Stefanni (Turismo, Esportes
e Lazer).
Nos órgãos de apoio ao governador, são substituídos:
Coronel Eduardo Pereira (Casa Militar); Renato Thièbaut (Gabinete de Projetos
Estratégicos); José Neto (Gabinete do governador); Antônio César Caúla Reis
(Procuradoria Geral do Estado).
A posse do novo secretariado está prevista para acontecer
na quarta-feira (2).
Confira quem são os titulares por secretaria:
Secretaria de Administração: José Francisco
Cavalcanti Neto, de 47 anos, advogado
Secretaria da Casa Civil: Nilton da Mota Silveira
Filho, de 53 anos, administrador de empresas
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Aluísio
Lessa, de 60 anos, economista
Secretaria da Controladoria Geral do Estado: Érika
Gomes Lacet, de 46 anos, advogada
Secretaria de Cultura: Gilberto Freyre Neto, de 45
anos, administrador de empresas
Secretaria de Desenvolvimento Agrário: Dilson
Peixoto, de 61 anos
Secretaria de Desenvolvimento econômico: Bruno
Schwambach, de 45 anos, economista
Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Marcelo
Bruto, de 37 anos, advogado
Secretaria da Fazenda: Décio Padilha, de 50 anos,
administrador de empresas
Secretaria de Imprensa: Eduardo Machado, de 42
anos, jornalista
Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos: Fernanda
Batista, de 32 anos, engenheira civil
Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade: Antônio
Bertotti, de 49 anos, químico
Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Qualificação
e Trabalho:Alberes Lopes, de 36 anos, administrador de empresas
Secretaria de Planejamento e Gestão: Alexandre
Rebêlo, de 48 anos, administrador de empresas
Secretaria de Prevenção às Drogas: Cloves Benevides,
de 40 anos
Secretaria de Saúde: André Longo, de 47 anos,
médico
Secretaria de Turismo: Rodrigo Novaes, deputado
estadual e advogado
Órgãos da estrutura de apoio ao governador:
Procuradoria Geral do Estado: Ernani Medicis, de 37
anos, advogado
Casa Militar: Carlos José Viana Nunes, de 42 anos,
Coronel da PM
Chefia do Gabinete do Governador: Milton Coelho, de
54 anos, advogado
Chefia do Gabinete de Projetos Estratégicos: Ricardo
Thièbaut, de 48 anos, bacharel em direito
Reforma Administrativa
O projeto de lei que prevê a reforma administrativa foi
aprovado em primeira e segunda votações na quarta-feira (26), por unanimidade.
Estiveram presentes 39 dos 49 deputados estaduais de Pernambuco.
Entre as alterações feitas, seguindo o projeto de reforma
administrativa, está a criação das secretarias de Políticas de Prevenção às
Drogas e de Infraestrutura e Recursos Hídricos. Esta última é incorporada a
Secretaria de Transportes. Já a Secretaria de Esportes é incorporada à
Secretaria de Educação.
Há, ainda, a união das secretarias das Cidades e de
Habitação, que passam a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Urbano. A
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária sofre mudanças apenas na
nomenclatura, passando a se chamar Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Além das mudanças nas secretarias, o documento prevê a
diminuição de 46 cargos comissionados e 700 cargos de função gratificada,
exclusivo para servidores.
Fonte: G1 PE