Notícias

6/recent/ticker-posts

Mil professores são nomeados para a rede estadual de ensino de Pernambuco



Com este ato, o Estado passa a somar mais de 4.600 nomeações de professores para a rede estadual nos últimos quatro anos

Mil novos professores foram nomeados para  rede estadual de ensino nesta quinta-feira (27/12). Classificados no último concurso público para professor, realizado e homologado em 2016, os novos docentes atuarão nas áreas de Educação Básica, Especial e Profissional em escolas de todas as regiões do Estado.

O governador Paulo Câmara assinou o ato de nomeação no Palácio do Campo das Princesas, área central do Recife. Com este ato, o Estado passa a somar mais de 4.600 nomeações de professores para a rede estadual nos últimos quatro anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (SEE), com essas nomeações a Educação Básica ganhará o reforço de 897 docentes; outros 75 vão compor o quadro da Educação Especial e 28 serão destinados à Educação Profissional. Desse total, 375 atuarão nas escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), 143 na Zona da Mata, 197 no Agreste e 285 no Sertão.


“Todas as regiões vão receber novos professores, e isso é fundamental para a educação de qualidade que queremos. Para que a gente possa mostrar ao Brasil que é possível fazer educação de qualidade no serviço público e que chegue a todos, como nossas escolas de tempo integral, como nossas escolas técnicas, com nossas escolas regulares e como os nossos programas inovadores, Ganhe o Mundo e Pernambuco no Campus, que fazem de Pernambuco um grande destaque”, destacou o governador Paulo Câmara.

O certame de 2016 previa inicialmente a nomeação de 3.000 novos professores, conforme edital divulgado. Nos últimos quatro anos nomeou o Estado nomeou, de uma única vez 3.670 docentes. Somadas com as convocações de hoje são 4.670 nomeações para a Rede Estadual de Ensino. “Todas essas nomeações de hoje são convocações acima das vagas oficiais, ou seja, não tínhamos mais nenhuma obrigação legal, porque todas as vagas oficiais do concurso de 2016 já haviam sido contempladas desde 2017", explicou o secretário de Educação, Fred Amâncio.

Balanço dos últimos quatro anos

Pernambuco - 4.670 docentes nomeados
Rede de Educação Básica - 4.038 docentes nomeados
Educação Especial - 315 docentes nomeados
Educação Profissional - 317 docentes nomeados

Nomeações por região
Região Metropolitana do Recife - 1.829 docentes nomeados
Interior do Estado - 2.841 docentes nomeados

Atualmente, a Rede Estadual de Pernambuco conta com 1.060 escolas e 580 mil estudantes.
JC Online