Notícias

6/recent/ticker-posts

CRLV Digital começa a valer em Pernambuco


Motorista já podem usar o celular para apresentar o documento veicular nas fiscalizações de trânsito; ferramenta, obtida no App da CNH Digital, é gratuita


Os motoristas pernambucanos já podem usar o celular para apresentar o documento veicular nas fiscalizações de trânsito. É que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) lança nesta quinta-feira (13) a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o CRLV Digital. E a facilidade pode ser obtida gratuitamente pelo aplicativo que já oferece a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o CNH Digital. 


“A partir de agora, os 2,6 milhões de habilitados do Estado podem tirar o documento veicular eletrônico. E de graça. É só estar com o documento em dia, pago, e baixar o sistema no aplicativo da CNH Digital”, contou o diretor-presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, dizendo que basta inserir o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV - antigo DUT) no aplicativo para ter acesso ao CRLV Digital. E se o veículo em questão for usado por mais de uma pessoa, o proprietário do automóvel ainda pode compartilhar o CRLV Digital com outros cinco celulares - é uma forma, portanto, de toda a família ter acesso ao documento eletrônico do carro. 


O documento, porém, só está disponível para quem já pediu a versão eletrônica da carteira de habilitação. Por isso, quem ainda não dispõe dessa facilidade também precisa se cadastrar no sistema, informando nome completo, CNH, telefone e e-mail, para ter acesso aos documentos digitais. Mesmo assim, a expectativa é que a novidade seja bem aceita pelos motoristas pernambucanos. É que, desde que chegou ao Estado no começo do ano, a CNH Digital já foi baixada por mais de 800 mil condutores. 


Assim como a CNH Digital, a versão eletrônica do CRLV traz todas as informações do documento impresso, além de um QR Code, que pode ser lido pelos guardas de trânsito para verificar se o documento é verdadeiro. Por isso, a partir de agora o pernambucano pode apresentar apenas o aplicativo da CNH e agora do CRLV Digital quando for parado em uma blitz de trânsito. 


“É um produto que traz facilidade e ainda pode reduzir os custos do motorista. Futuramente, quando for adquirir um veículo, será optativo o documento impresso. Por isso, as concessionárias e revendas vão ter que diminuir as taxas de licenciamento para o CRLV Digital”, revelou Ribeiro, contando que essa opção de ter apenas o documento eletrônico pode entrar em vigor já em 2019. Ele lembrou, porém, que a digitalização do documento não é obrigatória: o condutor pode optar por ter ou não ter a CNH e o CRLV Digital. 


Placa Mercosul
Ainda não se sabe, porém, quando as placas veiculares padrão Mercosul chegarão em Pernambuco. É que o Detran-PE pediu mais tempo para oferecer o serviço. Mesmo dizendo que o sistema já está pronto, o órgão afirmou que as produtoras e as lojas de fábrica ainda não receberam o material das novas placas. E, por isso, terá até o fim do mês para lançar a novidade. Fonte: Folha PE