Notícias

6/recent/ticker-posts

Santa Cruz está fora do Estadual Sub-20 de 2019, e pode ser excluído da Copa São Paulo


Difícil. Difícil porque ninguém reconhece no meio do futebol, o árbitro. Ninguém sabe o que que a gente passa, ninguém sabe dos treinamentos, do que a gente abdica da nossa vida. Nós temos duas vidas: uma profissional de arbitragem e uma profissional que no meu caso é professor. E aí, quando acontece isso, existe, claro, um sentimento de revolta. Porque é como se você estivesse sendo culpado de uma coisa que você não é culpado”. 



As palavras são do árbitro Tiago Nascimento dos Santos, que com lágrimas nos olhos, lamentava a agressão que sofreu após a final do campeonato pernambucano sub-20 de futebol, na última quinta-feira, na Arena de Pernambuco.

 Em campo, o Porto de Caruaru venceu o Santa Cruz por 3 a 2. E o primeiro gol da equipe do interior, marcado por Caio, foi muito questionado pelos tricolores que queriam a marcação de um suposto impedimento. Depois do apito final, o trio de arbitragem se dirigia pela zona mista ao vestiário, quando foi abordado por um grupo de pessoas com camisas do clube coral, que agrediu com chute o árbitro e seus dois auxiliares. No ato, Tiago caiu e sofreu um corte na pálpebra do olho direito.

A agressão foi relatada na sumula do jogo, e o árbitro fez um Boletim de Ocorrência para polícia apurar o caso e punir os culpados. O Sindicato dos Árbitros de Pernambuco e a Associação Nacional dos Árbitros entrou com pedido de punição ao Santa Cruz na Federação Pernambucana de Futebol.
- Nós protocolamos na Federação um pedido para que o Santa Cruz seja excluído do próximo campeonato sub-20 em 2019, e também que viesse a ser solicitado a Federação Paulista a exclusão dele da Copa São Paulo de Futebol Júniores - disse o presente da Associação, Salmo Valentim da Silva.

O presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, anunciou que o Santa Cruz estará fora do Campeonato sub-20 Pernambucano do próximo ano. Além disso, o dirigente que tiver se envolvido nesta agressão, estará eliminado do futebol estadual e nacional definitivamente, tal qual a FIFA faz e a CBF e a Federação acompanham dentro de seus estatutos de ética. Outra punição que pode ocorrer é a saída do Santa da Copa São Paulo de Futebol Júnior 

- Liguei hoje, para o presidente da Federação Paulista e caminhamos para exclusão do Santa Cruz, também da Copa São Paulo – disse Evandro Carvalho. 

O Santa Cruz se manifestou através de nota oficial que repudia “todo ato de violência cometido contra qualquer pessoa que seja”, lamentou os atos de violência “e como medida reativa, irá apurar as circunstâncias em que os fatos se deram e, em caso de evidência de participação de qualquer integrante do clube, afastá-lo imediatamente de suas funções”. Por fim, disse que ir colaborar para que os culpados sejam devidamente responsabilizados. 

O árbitro Tiago Nascimento, que na próxima segunda-feira, embarca para um curso de Árbitros Promissores para o quadro da FIFA, disse que o momento é de superação. 

- O cara tem que superar. É um sonho. Eu já estou nesta vida há 12 anos, são 7 anos como profissional. Isso tem que acabar.
Fonte: GE