Notícias

6/recent/ticker-posts

Pernambuco abre seleção para agentes socioeducativos na Zona da Mata


O Governo de Pernambuco anunciou, nesta quinta-feira (15), a abertura de uma seleção para contratar 12 agentes socioeducativos para a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase). As vagas disponíveis são para o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, na Zona da Mata Norte. O salário ofecido é de R$ 1.584 e é necessário ter concluído o ensino médio. 

As inscrições começam no dia 26 de novembro e seguem até o dia 30 de dezembro de 2018, e podem ser feitas pela internet. O edital foi publicado na página 6 do Diário Oficial do Poder Executivo de Pernambuco. 

A seleção é feita por meio da análise de experiência profissional e títulos e 5% das vagas são reservadas para pessoas com deficiência. Os contratos têm vigência de 12 meses, mas podem ser prorrogados até o prazo máximo de seis anos. 

Além ficha de inscrição, disponível no edital, o candidato deve anexar os seguintes documentos: identidade, CPF, comprovantes de residência, de quitação eleitoral e de quitação de serviço militar (se do sexo masculino), além de comprovantes de formação, cursos e de experiência profissional. Podem ser incluídos títulos até o dia 4 de janeiro de 2019. 

Após a inscrição, é preciso pagar a taxa de R$ 33,70, até o dia 31 de dezembro. Há a possibilidade de isenção para candidatos que participam de programas sociais ou são de famílias com baixa renda. 

A solicitação da dispensa do pagamento deve ser feita entre 26 e 30 de novembro, pelo e-mail isencaofunase@idib.org.br. É preciso apresentar o requerimento disponível no edital, com documentos que comprovem a necessidade. 

Para se candidatar a essas vagas é preciso ser brasileiro ou naturalizado; ter idade mínima de 18 anos ou ser emancipado; ter concluído o ensino médio; estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar, quando do sexo masculino. 

O candidato também precisa estar apto física e mentalmente para o exercício das atribuições da função; se encontrar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos; e ter disponibilidade para viajar. 

O interessado também não pode acumular função, empregos ou cargo público; estar cumprindo prazo de afastamento do estado por ter prestado serviços, através de contrato temporário ou registrar antecedentes criminais.

Fugas e motins
No dia 25 de junho deste ano, adolescentes fugiram do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba. Segundo a Funase, 21 internos quebraram cadeados de proteção e escaparam pela porta de entrada da unidade. 

No dia 28 abril deste ano, 13 internos do Case Timbaúba utilizaram uma corda improvisada com lençóis para escalar o muro e fugir do local. 

Em 23 de março, outros 14 adolescentes também conseguiram fugir do Case. Durante a fuga, quatro deles ficaram feridos e foram atendidos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do município. 

Também com a tática de escalar o muro com cordas de lencóis, quatro adolescentes fugiram da mesma unidade no dia 23 de novembro de 2017. A fuga aconteceu durante uma aula de educação física. 

No dia 30 de outubro de 2017, três socioeducandos fugiram do Case Timbaúba ao utilizar um cabo de aço, que foi arremessado de fora para dentro da unidade. De acordo com a Funase, os internos aproveitaram uma atividade de lazer na quadra de esportes para fugir.
Fonte: G1 PE