Notícias

6/recent/ticker-posts

MPPE recomenda à Prefeitura de Caruaru que não utilize servidores públicos como fiscais no dia da eleição


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou que a Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, evite pedir que servidores públicos trabalhem como fiscais de candidatos, partidos ou coligações no próximo domingo (7), dia da eleição. 

O documento é assinado pelos promotores eleitorais Frederico José Santos de Oliveira e Keyller Toscano de Almeida.

Segundo os promotores, a necessidade da recomendação se deu após denúncia anônima no dia 29 de setembro. O texto diz que "professores e funcionários em regime de contrato temporário, vinculados à rede pública municipal de ensino, estão sendo submetidos a constrangimento, no sentido de serem pressionados a trabalharem como fiscais".

A recomendação também cita que esse tipo de atitude configura abuso de autoridade de poder, passível de sanções administrativas. Por meio de nota, a Prefeitura de Caruaru informou que "recebeu com tranquilidade a Recomendação Conjunta 001/2018 proveniente das promotorias eleitorais de Caruaru. 

Na Administração Municipal, consideramos nefasta qualquer prática que interfira na livre vontade do servidor, do eleitor e do cidadão, seja qual for a modalidade. A recomendação em questão foi encaminhada para todos os secretários municipais com recomendações expressas de observância e adoção imediata".
Fonte: G1 Caruaru