Notícias

6/recent/ticker-posts

IFPE Pesqueira abre inscrições para o 1º Encontro de Física


O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, está promovendo entre os dias 17 e 18 de outubro o 1º Encontro de Física. Estão sendo ofertadas 415 vagas, distribuídas em oito minicursos e sete oficinas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site IEF. O evento é aberto a toda população de Pesqueira e cidades vizinhas, assim como professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino que se interessam pelo tema. 

O encontro terá como tema central “Refletindo sobre o Ensino de Física”. No dia 17, a abertura está prevista para ocorrer no auditório do IFPE Campus Pesqueira, a partir das 19h, com apresentações culturais e palestra com Charles Teruhiko Turuba, que discursará sobre a trajetória formativa de um professor de física regidas pelas leis do caos e da entropia. 

No dia 18, as atividades começam a partir das 8h30 com minicursos, oficinas e palestras. Os minicursos são sobre Introdução à engenharia de micro-ondas, história da astronomia, metodologias ativas no ensino de física – teoria e prática, a física no portal TEC e outras plataformas, metodologias para o ensino de física em cursos técnicos de informática, galáxias – uma visão geral, cosmologia – uma visão geral e a física quântica através de experimentos. 

Já as oficinas ofertadas são física na prática – construção de experimentos de baixo custo para o ensino da eletrostática, raios cósmicos – fundamentos e detecção por câmara de nuvens, oficina de elaboração de currículos, introdução ao látex, rigidez dielétrica, espectro luminoso e ionização de gases, desvendando a matemática de pêndulo desenhista, montagem e lançamento de foguetes educativos. 

Para o encerramento da programação, está prevista a palestra com o doutor em astrofísica, Antônio Carlos da Silva Miranda que falará sobre o “Julgamento de Galileu pela Inquisição”.
Fonte: G1 Caruaru