Notícias

6/recent/ticker-posts

Haddad defende substituição de lixões por aterros sanitários


O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, se encontrou, hoje, com catadores de material reciclável em uma cooperativa na zona oeste de São Paulo. Ele defendeu a substituição de lixões por aterros sanitários e investimento em práticas de reaproveitamento de materiais recicláveis.
Uma lei de 2010 determinou que até 2014 todas as cidades deveriam substituir lixões por aterros sanitários, mas a maioria ainda mantém depósitos de lixo sem qualquer tratamento. Além disso, em todo o país somente 4% do lixo é reciclado. 

Haddad citou que, quando foi prefeito de São Paulo, de 2013 a 2016, incentivou cooperativas para coleta de materiais recicláveis. 

"Nós entendemos que essa política, se somar tecnologia com a disposição dessa força de trabalho para reciclagem, vamos poder acabar com os lixões no Brasil que ainda são um problema muito grande. Nem toda cidade está conseguindo cumprir a lei que prevê a instalação de aterros sanitários", afirmou o candidato. 

Ele disse que pretende investir em equipamentos e tecnologia para reciclagem. "Somos contra a incineração. Entendemos que a economia circular é o caminho para reaproveitamento desse material sustentável do ponto de vista ecológico. Vamos expandir a experiência de São Paulo, que é uma das mais exitosas, para todo país. Inclusive com estímulos federais para a aquisição desses novos equipamentos", disse Haddad.
Fonte: Blog do Magno