Notícias

6/recent/ticker-posts

Evangélicos celebram em todo mundo 501 anos da Reforma Protestante


O dia 31 de outubro de 1517,  foi a data escolhida por Martinho Lutero, para divulgar suas 95 teses contra o papa e a Igreja Católica. Era o início da Reforma Protestante, que depois gerou o movimento evangélico.
O ex-monge alemão Martinho Lutero, afixou na porta da Igreja, no Castelo de Wittenberg, na Alemanha, o documento em que expunha suas divergências com o catolicismo.

Entre as propostas de Lutero, estava a de traduzir a Bíblia Sagrada para que todos pudessem conhecer a Palavra de Deus. Até então, isso era privilégio do clero. A manifestação pública, daria início ao movimento conhecido com Reforma Luterana ou Protestante.

Lutero visitou a cidade de Roma, e ficou escandalizado com o declínio moral dos líderes religiosos. Ele passou por crises espirituais profundas, Lutero temia que o Deus justo não o aceitasse, por isso ele se desdobrava em penitências religiosas, para conseguir méritos diante de Deus.
Como resultado do estudo sério da Bíblia, descobriu e entendeu a poderosa doutrina da justificação pela fé, isso foi revolucionário para ele, Lutero encotrou paz e descanso para sua alma na cruz de Jesus Cristo.

Lutero começou então a pregar a sua descoberta na cidade de Wittenberg, o papa Leão X, querendo arrecadar fundos para terminar as obras do templo de São Pedro em Roma, começou a vender indulgências em toda Alemanha, que garantiriam o perdão dos pecados.

Lutero ficou extremamente indignado com tal pregação, e começou a denunciar como “falso” aquele ensinamento. Na manhã do dia 31 de Outubro de 1517, ele afixou as suas 95 teses na porta da catedral de Wittenberg, e com aquela atitude estava deflagrado o grito da reforma.

Seus ensinos foram condenados, e no mês de Junho de 1520, Lutero foi excomungado pelo Papa Leão X. Lutero traduziu o novo testamento para lingua alemã, e faleceu em 18 de Fevereiro de 1546, aos 63 anos de idade, mas antes de falecer, ele tinha mudado para sempre a história do cristianismo.
Fonte: O Fuxico Gospel