Notícias

6/recent/ticker-posts

Divulgada programação da 4ª Mostra de Cinema Poesia na Tela em Tabira, PE



Começa na segunda-feira (22), em Tabira, no Sertão de Pernambuco, a 4ª Mostra de Cinema Poesia na Tela. A programação conta com um longa-metragem, 39 curtas e três videoclipes, que serão exibidos em momentos de homenagens e mostras – itinerante, Criancine, História Nossa, Poesia na Tela e Pernambucana.

"É muito gratificante poder pensar e executar mais uma edição do Poesia na Tela. Esse ano, tivemos a novidade da convocatória para filmes inspirados em poesia que integrarão a mostra Poesia na Tela. Ao todo, foram selecionadas oito obras que dividirão a programação com filmes pernambucanos e nacional, sessões infantis, vídeoclipes, além das atividades de formação, exposições e atrações musicais”, disse Devyd Santos, coordenador da mostra.

A 4ª Mostra homenageará duas artistas. Katia Mesel, cineasta premiada que comemora 50 anos de carreira, fará uma aula especial e vai estar presente na exibição de seus filmes, e Carmem Pedrosa, poetisa que nasceu na Zona Rural de Tabira, terá uma homenagem póstuma com a exibição de um documentário que conta um pouco da trajetória.

Na segunda-feira (22), a programação começa com a realização de oficina e da mostra itinerante. As oficinas Documentando, Lanterna Mágica e de Literatura de Cordel serão realizadas durante o evento. Elas vão acontecer na Escola Estadual Arnaldo Alves Cavalcante, na Casa da Cultura Doutor Ivo Mascena Véras e na Escola Estadual Pedro Pires Ferreira. Na mostra itinerante, quatro filmes serão exibidos em cinco escolas diferentes.

Na quarta-feira (24), começa a exibição de filmes em praça pública com as mostras Criancine, Poesia na Tela e Pernambucana, na Praça Gonçalo Gomes, a partir das 18h30. Terá a abertura da Exposição de Arte Digital “Pelos Sertões dos Poetas”, de Marcos Pê, às 19h30.

Atração Musical é o diferencial da programação da quinta-feira (25). A partir das 21h30, na praça Gonçalo Gomes, apresentam-se a Orquestra Sanfônica Puxa o Fole, de Santa Terezinha, e Radiola Serra Alta, de Triunfo.

No último dia da Mostra de Cinema Poesia na Tela, sexta-feira (26), a programação tem mostra itinerante e oficina nas escolas. Na Câmara de Vereadores de Tabira, a partir das 9h, tem a Master Class “Documentário – Um Certo Olhar Sobre o Real”, com Katia Mesel. À tarde, a partir das 14h, roda de diálogo “O Cinema e a Poesia Como Representação da Memória dos Territórios”, com Isabelly Moreira, Graciela Guarani, Genildo Santana e Kennel Rógis e mediação de Priscila Urpia. À noite, na praça Gonçalo Gomes, tem sessão videoclipe com três trabalhos, sessão especial com exibição de dois filmes de Katia Mesel e atração musical, a partir das 21h30, com Ágda Moura, de Santa Cruz do Capibaribe.
Fonte:G1