Notícias

6/recent/ticker-posts

Alunos recebem projeto "Jardins da Literatura" em Belo Jardim, PE



Aproximadamente 100 alunos da rede pública de Belo Jardim receberam as oficinas do projeto Jardins da Literatura, neste dia (23/10). As duas primeiras escolas que entraram no circuito foram o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim e a Escola de Referência de Ensino Médio (Erem). Em cada instituição os alunos poderiam escolher entre três oficinas: Escrita Criativa, Declamação ou Vídeo-poemas.

Devido ao interesse por se expressar através da escrita, a estudante do terceiro ano no Erem, Rayanne Soares (16), diz que viu na oficina de Escrita Criativa a oportunidade de entender melhor essa área.

“Com certeza superou minhas expectativas, os ensinamentos e as músicas passadas por Fred Caju me ajudaram a entender sobre o universo da poesia”, explica. Ainda segundo a aluna, o momento que mais gostou “foi quando ele [Fred Caju] tratou da inversão narrativa, que foi onde precisei narrar uma das poesias feitas por mim lá mesmo, como outro personagem. O fato de ter a mesma história por mais de um ponto de vista é encantador.”

Para a estudante que pretende cursar Engenharia de Produção, o trabalho desenvolvido na oficina consegue aumentar a capacidade de interpretação e expressão. “Achei de grande importância a iniciativa, porque é nítido o quanto as escolas são carentes de projetos como esse, criados por pessoas com experiências e confiança pra tratar do assunto”, finaliza.

Já para o aluno do curso de Agropecuária do IFPE, José Thiago (16), a oficina de Declamação foi escolhida devido à paixão por ouvir poemas, mas acabou descobrindo novos conhecimentos. “Eu aprendi a fazer poesia com as palavras que nós usamos no dia a dia. O que me chamou a atenção foi que ninguém é para ter medo de se expressar”, relata.

Além disso, Thiago confessa que o trabalho desenvolvido por Dinho Dantas Flor vai ajudá-lo a vencer a timidez. “Com essa oficina eu vi que não é para ter medo de falar errado. Simplesmente é só falar sem perceber o que os outros vão pensar ou deixar de pensar. Só é você abrir seu coração e dizer o que quer dizer”, relembra o garoto que deseja seguir na área de veterinária.

Também estudante do IFPE, Débora Ingrid Dos Santos (17) optou pela oficina de Vídeos-poemas. “O assunto que seria tratado me chamou atenção, queria conhecer mais sobre. O que mais me chamou atenção foi a parte em que ‘botamos a mão na massa’, o modo como a paisagem, os sons, se encaixavam, resultando em algo extraordinário”, explica.

Ainda segundo Débora, o aprendizado passado por Pedro Dantas vai ajudar tanto agora como no futuro. “Trabalho na parte de tecnologia, sempre tenho trabalhos que envolvem assuntos de gravação, edição e também vai me ajudar na próxima área que quero seguir, pretendo seguir na área de teatro, artes.”

Nesta quarta-feira (24/10) o projeto ‘’Jardins da Literatura” esteve em mais duas escolas públicas da cidade. Nesta quarta-feira foi a vez do Erem do João Monteiro (pela manhã) e da Escola Maria Galvão (tarde). As duas instituições receberam as mesmas três oficinas e os alunos que ainda não se inscreveram podem preencher o cadastro pelo site do evento.