Notícias

6/recent/ticker-posts

Setembro Amarelo: alunos da Escola Sebastião Cabral receberam profissionais da área de saúde para uma conversa com o tema “Não desista de você”


Precisamos falar sobre o suicídio: Setembro Amarelo chega nas escolas de Belo Jardim


Como parte da campanha do Setembro Amarelo, mês destinado a conscientização e prevenção do suicídio, os alunos da Escola Sebastião Cabral receberam profissionais da área de saúde para uma conversa com o tema “Não desista de você”.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o suicídio é a segunda causa de morte no planeta entre jovens de 15 a 29 anos. Preocupados com tal índice, a psicóloga e coordenadora do CAPS II, Michelle Silva e o educador físico Daniel Sales conversaram com os alunos do nono ano sobre bullying, automutilação, depressão e outros problemas que podem ser “gatilhos” para um suicídio.


A secretária de saúde, Maria Cristina Pereira, também esteve presente na conversa com os jovens e reiterou a importância de campanhas como o setembro amarelo, que buscam valorizar a vida, principalmente na idade dos alunos presentes. “Obrigada a todos por participarem e quero que saibam que qualquer problema vocês podem contar sempre com a ajuda da Saúde”, informou.


A conversa contou ainda com o depoimento de Luana, aluna que possui deficiência auditiva que confessou já ter sofrido com alguns desses problemas. “As pessoas me excluíam bastante e eu sofria muito com isso. Tive depressão e já cheguei a me cortar. Achei muito interessante e importante a palestra com a psicóloga e a presença da secretária para conscientizar os jovens sobre o tema”. O momento foi finalizado com muitos aplausos, abraços coletivos e gratidão dos alunos e profissionais da área de saúde pelo engajamento na campanha do Setembro Amarelo.