Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria da Mulher: O mês de Agosto foi marcado por ações em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha em Belo Jardim, PE



O mês de Agosto foi marcado por ações em comemoração aos 12 anos da Lei Maria da Penha, o agosto Lilás também marca o mês de luta contra a toda e qualquer forma de violência contra a mulher, inclusive a violência doméstica e familiar.

Seguindo o calendário o mês de Setembro é marcado por campanhas de prevenção ao suicídio e valorização da vida. Neste sentido precisamos falar sobre essa temática e as possíveis conexões entre o suicídio e as diversas formas de violência doméstica e familiar que circulam em nossa sociedade.

Estudos apontam que, “No caso das mulheres, a maior parte das tentativas de suicídio está relacionada à violência intradomiciliar. “Os números reforçam a necessidade de trabalharmos na prevenção contra a violência, uma causa importante para a mortalidade feminina: seja o feminicídio, seja o suicídio”. (Dados da Agência Patrícia Galvão).

Não torna-se raro encontrarmos nas páginas policiais e internet casos de mulheres que após sofrerem com situações de violência ao longo da vida, optaram para dar um fim a sua dor tirar sua vida, ou até casos de homens que após cometerem feminicídio tiram sua vida. Precisamos nos questionar em como esses lares afetados com a violência (doméstica e familiar) refletem também na saúde mental dos filhos(as).

Fica claro a necessidade de falarmos sobre essas temáticas e suas conexões, neste sentido a Secretaria Especial da Mulher inicia mais um ciclo de palestra, rodas de conversas e ações neste mês conciliando estas duas temáticas tão importantes.

Seguimos nossa luta acreditando que prevenindo conseguiremos alcançar uma sociedade melhor para todas(os). Por uma sociedade sem violência, que valorize a vida e a paz. Todas(os) contra a violência doméstica, todas(os) Valorizando a vida!