Notícias

6/recent/ticker-posts

Médico ensina como agir em caso de picada de escorpião


morte de um menino de 2 anos após ser picado por um escorpião em Itambé e o aumento no número de atendimentos relacionados a casos de picadas no primeiro semestre, é um alerta para os pernambucanos. Este ano já foram 674 atendimentos no Centro de Toxicologia de Pernambuco (Ceatox-PE), 64 a mais do que no mesmo período do ano passado.


O clínico geral Bruno Falcão ensina quais medidas devem ser tomadas caso seja picado por um inseto venenoso. Segundo o especialista, o primeiro passo é manter a calma e depois lavar a ferida com água e sabão. "Não pode utilizar nenhuma outra substância", alerta o médico.


"Depois é preciso encaminhar o paciente imediatamente para uma unidade de saúde para que possa ser feita uma avaliação da gravidade do quadro", recomendou Falcão. O médico explica que o tempo que o veneno contamina o corpo varia de pessoa para pessoa, mas em vítimas com massa muscular pequena o efeito é mais rápido. "Em pacientes com a massa muscular menor, como bebês, crianças e idosos, o veneno pode ter uma ação mais agressiva.", concluiu. Fonte: Blog do Jânio Araújo