CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

SE LIGA NO CLIP GOSPEL

TV BOA ESPERANÇA

Estudantes da rede pública de Belo Jardim Embarcam rumo à Portugal



O Projeto “Era Uma Vez… Brasil” é uma ação que deu certo e aumenta a cada ano o seu engajamento entre os estudantes do oitavo ano da rede pública. Iniciado em 2011 de forma despretensiosa, o projeto ganhou notoriedade e chega a sua sexta edição levando 54 jovens de diversas partes do país para uma oportunidade única de percorrer os caminhos da corte portuguesa, em uma viagem inesquecível de dez dias a Portugal. 

Nesta edição, 20 alunos de Belo Jardim (PE) farão parte desse seleto grupo que irá em novembro para Lisboa. A revelação dos nomes dos estudantes selecionados acontecerá num evento especial, no qual será lançado o livro de Histórias em Quadrinhos “Uma Proposta a D. João”, e também os curtas-metragens realizados na Etapa Campus, que são os principais trabalhos produzidos pelos participantes do Projeto. O evento será no dia dezessete (17) de agosto, às 19h, na auditório da ETE Edson Mororó Moura, em Belo Jardim.

O projeto estimula os estudantes a compreender a história do nosso país e a refletir sobre o cenário atual. O grande prêmio, na verdade, é o de despertar o lado crítico dos adolescentes para que entendam a sua própria história e passem a ver o seu país sob outra perspectiva, aplicando a visão sobre os acontecimentos atuais, baseada no olhar histórico. O grupo apresentará ainda os curtas-metragens e o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.

Este ano, o projeto superou a expectativa em um total de 10 cidades e mais de 97 escolas públicas participante de três estados brasileiros: Bahia, Pernambuco e São Paulo. “Essa ação vem se consolidando e criando uma rede extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens, professores e comunidade. O resultado é o reconhecimento das nossas raízes, a valorização da nossa identidade e o respeito pela diversidade”, explica Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, responsável pelo desenvolvimento e execução do projeto.

Por reconhecer no projeto uma oportunidade de contribuir para a formação cidadã de meninos e meninas do município. Por meio do uso de novas tecnologias educacionais, história em quadrinhos, vídeos e curtas, teatro, dança e música, o projeto aborda a história da vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, de forma criativa e lúdica. Com isso, envolve os professores de história, que por sua vez mobilizam e incentivam os alunos e alunas a desenvolverem a criatividade, a escrita, o desenho e o pensamento crítico.

Conheça o projeto: A primeira etapa se concentrou na inscrição de mais de dez mil estudantes com produção de histórias em quadrinhos e vídeos com a temática do projeto: a transferência da família real e da corte portuguesa para o Brasil, baseado no livro 1808, do escritor do Laurentino Gomes. Na segunda etapa os cem alunos melhor avaliados seguiram para o programa de atividades no campus, que dura uma semana, onde os alunos ficam imersos na história do Brasil participando de oficinas culturais de teatro, audiovisual, capoeira e HQs.

A etapa final do projeto “Era Uma Vez…Brasil” é a revelação dos alunos que mais se destacaram nas atividades para fazerem parte do intercâmbio cultural de dez dias em Lisboa para aprender sobre a origem e a cultura do nosso país. Além disso, as cem melhores tirinhas em quadrinhos produzidas pelos participantes do projeto em todo o país integrarão o livro Era uma vez… Brasil, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.

Origem Produções:
É uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

Serviço:
Lançamento do Livro de Histórias em Quadrinhos “Uma proposta a D. João” e dos curta-metragens de autoria dos participantes do projeto “Era uma vez…Brasil”
Local: ETE- Edson Mororó Moura
Data: 17 de agosto
Horário: 19h