Notícias

6/recent/ticker-posts

Candidatura de Vera Lúcia à Presidência é a primeira a ter registro aprovado pelo TSE


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (21) o registro da candidatura de Vera Lúcia (PSTU) à Presidência da República nas eleições deste ano.  

O registro é o primeiro concedido pelo TSE na eleição presidencial e foi deferido por unanimidade pelo plenário do tribunal.  

Durante a sessão, o relator, Luís Roberto Barroso, informou que os requisitos foram cumpridos pela chapa e não houve impugnações (contestações). 

Vera Lúcia militou no PT, mas foi expulsa do partido em 1992, junto com integrantes do grupo político Convergência Socialista, que anos depois fundou o PSTU.  

O professor Hertz Dias, da rede pública do Maranhão, é o candidato a vice na chapa presidencial.

Registros de candidatura  
Está previsto para a próxima quinta-feira (23) o julgamento do registro de Guilherme Boulos (PSOL) à Presidência. Ao todo, 13 candidatosregistraram acandidaturas a presidente neste ano. 

Cada registro deve ser analisado pela Justiça Eleitoral, que definirá se o candidato está apto a concorrer nas eleições. 

Se for indeferido, o candidato ainda pode apresentar um recurso e concorrer "sub judice" até ser julgado.  

Cada registro é analisado por um ministro relator, que pode decidir sozinho ou encaminhar a análise ao plenário da Corte, para julgamento pelos sete ministros do TSE. 

O pedido de registro de candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, alvo de 11 questionamentos, ainda não tem data para ser analisado. O relator é o ministro Luís Roberto Barroso.
Fonte: G1