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Fórmula 1 terá pneus de perfil mais baixo a partir da temporada de 2021




A Fórmula 1 aprovou para a partir da temporada de 2021 a adoção de rodas com aros de 18 polegadas, em vez das 15 atuais, o que, por consequência, fará os pneus sofrerem alterações significativas, ficando com o perfil mais baixo. Os pneus dianteiros serão mais estreitos e, em vez dos atuais 305 milímetros de largura, passarão a ter 207, enquanto traseiros terão o diâmetro alterado de 670 para 700 ou 720 mm (ainda falta uma definição).

Já não é de hoje que a Pirelli, fornecedora única da Fórmula 1 desde 2011, quer emplacar os pneus de aro 18 na categoria. Em 2014, o fabricante testou esses pneus com o francês Charles Pic, então piloto reserva da Lotus. Com essa mudança, as equipes terão de alterar completamente o desenho das suspensões e recalcular a distribuição de peso nos carros.

Outra medida importante é a abolição dos cobertores térmicos para pré-aquecimento dos pneus nos boxes e grids de largada. A intenção é que o próprio piloto leve a borracha à temperatura ideal de funcionamento com o passar das voltas, sem ajuda externa. Os cobertores térmicos são usados desde a década de 1980 e, com a tecnologia atual, permite aos carros já deixarem a inércia com os pneus num estágio de aquecimento bem mais próximo do adequado.


Além disso, o arcoíris de nomenclatura dos pneus vai acabar. Hoje, são sete os compostos para pista seca: hipermacio, ultramacio, supermacio, macio, médio, duro e superduro. A partir de 2021, a cada corrida os tipos de jogos serão nomeados apenas como macio, médio e duro. A intenção das mudanças é facilitar o entendimento por parte do público.

Diante do desafio das equipes em projetar seus carros para levar mais rapidamente a borracha à temperatura ideal, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer assegurar que a regulagem dos carros não seja agressiva demais em relação à pressão dos pneus, o que, em caso de ser baixa demais, comprometeria a segurança.

"Para se estabilizar a uma pressão que proporcione o máximo desempenho, os pneus devem ser capazes de começar a funcionar em pressões frias compatíveis com a obtenção de pressões estabilizadas adequadas", informou a FIA.
Fonte:GE