A Fórmula 1 aprovou para a
partir da temporada de 2021 a adoção de rodas com aros de 18 polegadas, em vez
das 15 atuais, o que, por consequência, fará os pneus sofrerem alterações
significativas, ficando com o perfil mais baixo. Os pneus dianteiros serão mais
estreitos e, em vez dos atuais 305 milímetros de largura, passarão a ter 207,
enquanto traseiros terão o diâmetro alterado de 670 para 700 ou 720 mm (ainda
falta uma definição).
Já não é de hoje que a
Pirelli, fornecedora única da Fórmula 1 desde 2011, quer emplacar os pneus de
aro 18 na categoria. Em 2014, o fabricante testou esses pneus com o francês
Charles Pic, então piloto reserva da Lotus. Com essa mudança, as equipes terão
de alterar completamente o desenho das suspensões e recalcular a distribuição
de peso nos carros.
Outra medida importante é a
abolição dos cobertores térmicos para pré-aquecimento dos pneus nos boxes e
grids de largada. A intenção é que o próprio piloto leve a borracha à
temperatura ideal de funcionamento com o passar das voltas, sem ajuda externa.
Os cobertores térmicos são usados desde a década de 1980 e, com a tecnologia atual,
permite aos carros já deixarem a inércia com os pneus num estágio de
aquecimento bem mais próximo do adequado.
Além disso, o arcoíris de
nomenclatura dos pneus vai acabar. Hoje, são sete os compostos para pista seca:
hipermacio, ultramacio, supermacio, macio, médio, duro e superduro. A partir de
2021, a cada corrida os tipos de jogos serão nomeados apenas como macio, médio
e duro. A intenção das mudanças é facilitar o entendimento por parte do
público.
Diante do desafio das
equipes em projetar seus carros para levar mais rapidamente a borracha à
temperatura ideal, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer
assegurar que a regulagem dos carros não seja agressiva demais em relação à
pressão dos pneus, o que, em caso de ser baixa demais, comprometeria a
segurança.
"Para se estabilizar a
uma pressão que proporcione o máximo desempenho, os pneus devem ser capazes de
começar a funcionar em pressões frias compatíveis com a obtenção de pressões estabilizadas
adequadas", informou a FIA.
Fonte:GE