CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV BOA ESPERANÇA

SE LIGA NAS MAROCAS 2018

Conheça a história da nossa tradicional Festa das Marocas em Belo Jardim, PE




A Festa das Marocas nasceu em 1970, inspirada na novela “Redenção” da extinta Tv Excelsior. Exibida entre maio de 1966 e maio de 1968, o folhetim narrava a história de algumas fofoqueiras que faziam das janelas seus tribunais irreverentes da vida alheia.

Nesta época, as amigas Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta moravam em um cenário parecido com o da novela e possuíam a vivacidade das personagens da trama. Desta forma, o trio resolveu promover o primeiro “Forró de Redenção”, na rua João Pessoa, mais conhecida por Calçadão.


“Vida e Arte” transformaram o forró de vizinhança na grandiosa “Festa de Redenção” ou, simplesmente, “das Marocas”, que é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Título concedido a eventos cujas dimensões cultural e econômica já ultrapassaram os limites regionais.

A Festa das Marocas transforma Belo Jardim em um centro da cultura popular e música, atraindo milhares de pessoas que movimentam o turismo e a economia da região. O povo belo-jardinense se orgulha dessa maravilhosa herança, que teve início graças à criatividade e ao amor das amigas Maria José Lima, Zélia Franklin e Conceição Augusta.