Notícias

6/recent/ticker-posts

Associação dos agricultores do Sítio Caiana e adjacências consegue 40 cisternas para as comunidades de Serra do Vento



Neste domingo 01/06/2018 reunião com os  beneficiários das cisternas calçadão e enxurrada  o coordenador da associação Sr Milton Francisco,conseguiu  40 cisterna para 4  comunidade Gravatá, Sítio do meio, Comunidade Serra verde, Comunidade Guaribas, através da CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA

O programa uma terra e Duas Águas (P1+2) será executada pela Cáritas Diocesana de Pesqueira, PE

Tecnologia que capta a água da chuva por meio de um calçadão tem capacidade para armazenar até cerca de 52 mil litros. A água captada é utilizada para irrigar quintais produtivos, plantar fruteira, hortaliças e plantas medicinais,e para criação de animais. A tecnologia faz parte de diversas estratégias desenvolvimento pela Articulação Semiárido (ASA), CÁRITAS Diocesana de Pesqueira,PE. A partir dos conceitos da agroecologia e convivência com as mudanças climáticas .


CÁRITAS DIOCESANA DE PESQUEIRA
Foi feito uma capacitação antes da construção das cisternas calçadão,para que essas famílias possam administra a água de maneira correta é necessário antes da construção das tecnologias capacitar os agricultores e agricultura com formação  específica na utilização da água.Essas são às funções dos cursos em gerenciamento de água para produção de alimentos.

Às políticas públicas de convivência com o semiárido tem modificado o cenário de várias regiões do nordeste e proporcionando às famílias agricultores uma melhoria na qualidade de vida no campo .A implantação das tecnologias sociais é um exemplo disso. A chegada das cisternas nas comunidades sítio do meio, comunidade Gravatá, comunidade serra verde, comunidade Guaribas, contribuir na diminuição dos longos deslocamentos bna busca por água .


A agricultura Rosimeire Isabel Silva, da comunidade Serra verde , disse que com a chegada da cisterna, a vida dela é de outras famílias vai ter uma mudança significativa.Essa cisterna vem num momento que agente precisava muito,pois já sofri muito em ter carregar água de longe, não só pra mim, para outras pessoas que também precisa, reforçou.Sr José Oscar da Silva Ele também explicou a importância da capacitação para sua vida . Eu aprendi muita coisa que não sabia,mas também a gente ensina muito uns aos outros com esses cursos, pois eu considero isso uma troca de conhecimentos.

Queremos fortalecer o intercâmbio na perspectiva do conhecimento mútuo.Muito além de implementar tecnologia, queremos aprender, valoriza a cultura local e debater estratégias para  que as pessoas manejem o ambiente em que vivem, tendo consciência de como as mudanças do clima afetam sua vida, destaca o coordenador  da Associação dos Produtores do Sítio Caiana e Adjacências Sr Milton Francisco,A iniciativa é um projeto piloto, que também envolve outras tecnologias a serem experimentadas posteriormente outros projetos nas nossas comunidades.