Notícias

6/recent/ticker-posts

Rádio Frei Caneca passa a operar de forma definitiva




Pondo fim a uma espera de 58 anos, a Prefeitura do Recife coloca oficial e definitivamente no ar a Frei Caneca FM, emissora pública que estreia com vocação para fazer história. O prefeito Geraldo Julio anuncia, na tarde de hoje, o microfone aberto desta, que é a primeira rádio construída com a participação popular. Para seu funcionamento, a Frei Caneca cumpriu todas as exigências técnicas determinadas pela Anatel e, após consulta pública, encerrada no último dia 3 de junho, está apta, de acordo com a legislação brasileira, a operar no dial 101.5, que já ocupava em caráter experimental.

Criada pela Lei Municipal nº 6511, em 8 de novembro de 1960, de autoria do vereador Liberato Costa Júnior, a rádio começou a sair do papel para entrar na história em junho de 2015, quando, 56 anos e muitas gestões depois de ter sido criada, ela começou a dar seus primeiros passos, com a licitação dos equipamentos de transmissão.

Com o microfone aberto, a emissora quer manter-se palco para a boa música, especialmente a feita em Pernambuco. Mas na grade que vai ao ar a partir de hoje, montada com a colaboração da sociedade civil, há compromissos mais urgentes com a população, expressos, por exemplo, no Edital de Ocupação da Grade da Frei Caneca FM, que disponibilizou cerca de 40% da grade para produções feitas pelas mais diversas representações da sociedade civil. O edital selecionou 14 programas, que estão em fase de produção e entrarão no ar até o final de julho. Fonte: Blog do Magno Martins