CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV BOA ESPERANÇA

CLIP GOSPEL

Mantendo a tradição, Festa dos Motoristas ocorreu neste último sábado, em Xucuru de Belo Jardim, PE



Homenagem e fé. A comunidade de Xucuru, distrito de Belo Jardim, agreste de Pernambuco, tem a honrosa tradição de comemorar a festa conhecida dos Motoristas e Motoqueiros, em homenagem a São Cristóvão, protetor dos condutores, que é referenciado em julho, mas por ocasião de uma promessa do motorista Mauro Dênis, o evento é vivenciado em maio nessa localidade, dentro das noites marianas, costume católico dedicado à Nossa Senhora em todas as Dioceses.


Para não esquecer a tradição, o "pagador de promessa" Mauro Dênis, junta-se a diversos companheiros de profissão do volante para organizar e realizar a comemoração e o agradecimento ao santo protetor dos motoristas, São Cristóvão e à Nossa Senhora, pela intercessão a Jesus e ao santo para proteção durante as viagens. Sempre ocorrendo no último final de semana de maio, a festa doso motoristas atrai vários visitantes e conta com grande participação dos condutores locais e da região, que faz a festa acontecer.


Esse ano, o evento foi realizado neste último sábado (26), com a celebração da missa pelo segundo ano consecutivo, já que em anos anteriores, havia apenas a celebração da palavra com ministros da eucaristia ou com Diáconos da igreja, com o mesmo brilhantismo da festividade comemorativa.


Portanto, neste sábado, a festa ocorreu como de costume, tendo uma alteração em relação às atividades dos festejos, sendo inicialmente a missa, com o Padre José Pereira, e em seguida a procissão que, este ano, por causa das paralisações dos caminhoneiros, provocando o desabastecimento de combustíveis, a então procissão foi só no distrito, e os andores com as imagens de São Cristóvão e de Nossa Senhora, foram carregados a pé pelos motoristas e por mulheres, respectivamente, percorrendo as principais ruas da localidade, deixando de lado um pouco a tradição da carreata até ao Sítio Palha, como sempre ocorreu. Apesar das adversidades, a festa foi um sucesso e transcorreu em paz.
Fonte:Blog de Xucuru