Notícias

6/recent/ticker-posts

Governo do Estado de Pernambuco lança Projeto Atletismo nas Escolas



Professores serão capacitados à distância para difundir a modalidade nas escolas pernambucanas em parceria com a Cbat.

O Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat) lançou na tarde desta quarta-feira o Projeto Atletismo nas Escolas. Todos os professores da rede estadual e municipal de ensino receberão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos da modalidade, através de um curso à distância que tem duração de 20h.

O anúncio ocorreu com a presença da Secretária de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Manuela Marinho, do Secretário Executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Perez, do presidente da Cbat, Warlindo Carneiro e da Secretária Executiva de Esportes do Recife, Yane Marques.

A capacitação pode ser iniciada a partir desta quinta-feira e permanecerá aberta constantemente na internet, através da plataforma de educação a distância E-Proinfo no site www.cbat.org.br. O conteúdo do curso tem diversos exemplos de exercícios para aperfeiçoamento dos alunos nas diversas provas do atletismo e material didático para suas aulas.

Para receber o certificado, além de cumprir a carga horária e repassar o conhecimento para os alunos, o professor terá que organizar um festival interno de atletismo na sua escola, enviando fotos ou vídeos do evento. As inscrições começam ainda neste mês e os docentes terão até o fim de 2020 para concluir a capacitação.

A iniciativa de popularizar o atletismo e aumentar o interesse entre os jovens foi muito elogiada pela secretária Manuela Marinho. “Nossa juventude é muito focada em futebol e acredito que essa capacitação estimulará ainda mais o atletismo. Esse curso será fundamental para lançar novos talentos, fortalecer ainda mais os Jogos Escolares de Pernambuco (Jeps) e contribuir também para a formação de cidadãos”.

O presidente da Cbat, Warlindo Carneiro, órgão responsável pelo curso e que irá divulgar a capacitação nas escolas e instituições de ensino, acredita que o curso é uma forma de quebrar barreira e mudar algumas visões.

“O Atletismo nas Escolas é fundamental para o atletismo brasileiro e para a educação física aplicada dentro das escolas. O único objetivo é que os professores se capacitem de uma forma para que o atletismo seja aplicado da forma correta nas escolas. Às vezes se sai da faculdade pensando em alto rendimento,mas nas escolas tem que ser feito de forma lúdica. Que o atleta e divirta e comece a gostar de praticar o esporte. Também temos que quebrar esse paradigma que o atletismo precisa de pista sintética.  Ele pode ser trabalhado em qualquer quadra”, lembrou Carneiro que revelou já pensar em uma segunda etapa do curso. “Hoje, temos mais de 2.600 inscritos e queremos chegar até a marca de 20 mil no ano que vem. Já estamos pensando até em um segundo ciclo que será basicamente quem fizer o atletismo na escola poderá fazer um curso de maior aprofundamento”.