Notícias

6/recent/ticker-posts

Golpe no WhatsApp usa busca por postos de Gasolina para espalhar Link Falso

Mais de 60 mil Brasileiros Caíram Nessa Em Apenas Um Dia. Fique Atento!


Uma mensagem com link encurtado, que supostamente leva para uma lista de postos que ainda têm combustível, é o mais novo golpe em circulação no WhatsApp no Brasil, segundo a Kaspersky. De acordo com a empresa de segurança, pessoas que clicam no endereço são levadas a uma página fraudulenta e depois redirecionadas a outros sites cheios de propaganda, que podem oferecer desde serviços não relacionados a postos de gasolina até aplicativos maliciosos.
O golpe, como muitos outros similares já detectados, se aproveita de um tema em alta para se propagar entre os usuários. Pelas contas da Kasperky, mais de 60 mil pessoas já acessaram o site falso e foram expostas a ciberataques em menos de 24 horas.

Ainda que não sirva para coletar dados diretamente, a página fraudulenta é usada como fonte de ganhos para o golpista. De acordo com Fabio Assonlini, analista de segurança da companhia, “o criminoso ganha de muitas formas: pelos milhares de pageviews no site cheio de propaganda, pela instalação de aplicativos sugeridos pela página, em um esquema de pay-per-install ou até mesmo com a oferta de instalação de apps maliciosos”.

O site falso, no entanto, é relativamente fácil de ser identificado. O domínio utilizado é o oportunie.com, que já foi adotado em outras campanhas maliciosas detectadas pela mesma Kaspersky. Por isso, se notar o nome na sua barra de endereços, fique ligado.