Notícias

6/recent/ticker-posts

Cine PE é adiado por causa do desabastecimento de combustível




A 22ª edição do festival estava prevista para acontecer a partir de terça-feira (29) no Cinema São Luiz, na área central do Recife.

O festival Cine PE, que aconteceria a partir de terça-feira (29) até 4 de junho no Cinema São Luiz, no Recife, foi adiado pela organização do evento. A decisão, divulgada neste domingo (27), leva em conta o desabastecimento de combustível e a instabilidade nos serviços aéreos e urbanos de transporte. O anúncio da nova data de realização está previsto para ser feito na segunda-feira (28).

Por meio de nota, a direção do Cine PE informou o adiamento por, no mínimo, dois dias ou na escolha de outro período mais à frente. "A depender da conjuntura do quadro nacional e das agendas específicas que interferem no evento, tudo na intenção de que tenhamos garantida a mobilidade segura de produtos, insumos e pessoas", explicou na nota.

Segundo a direção do festival, os ingressos e convites continuam válidos, independente de qual seja o novo período de realização do Cine PE, respeitando-se, porém, as escolhas pelo dia de programação.

A organização do evento afirmou também que, inevitavelmente, alguns ajustes se fazem necessários em decorrência da mudança de data, que envolve ações múltiplas de logística.

Programação
A programação do festival conta com três mostras competitivas e uma gratuita. Nesta última, intitulada Mostra Kátia Mesel: 50 Anos de Audiovisual, são exibidos oito filmes da diretora. Ela é uma das homenageadas do evento, junto com a atriz Cássia Kis.

Entre as exibições pagas, com ingressos no valor de R$ 5, seis filmes nacionais disputam a Mostra Competitiva de Longas-metragens, que reúne obras de ficção e documentários. A Mostra Competitiva de Curtas-metragens Pernambucanos (Mostra PE) apresenta oito títulos gravados no estado. E a Mostra Competitiva de Curtas-metragens Nacionais (Mostra Curta Brasil) conta com doze produções brasileiras.

Além disso, está prevista a exibição de dois filmes Hors-Concours. A ficção "Mulheres alteradas", de Luis Pinheiro (SP), e o curta em animação "Desculpe, me afoguei", de Hussein Nakhal e David Hachby (RJ).

Na edição deste ano, o público pode escolher, pela primeira vez, os premiados pelo júri popular através de uma votação no aplicativo do festival, disponível nas plataformas iOS e Android a partir de 15 de maio. A ferramenta reúne notícias sobre o festival, sinopses dos filmes, fichas técnicas e a programação completa do evento.

No festival, também acontecem o lançamento do livro “Histórias do cinema de animação em Pernambuco”, de Marcos Buccini, e o Workshop de Ilustração Digital Aplicada ao Ambiente Cinematográfico, ministrado pelo professor Erick Frantto. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente na internet. Fonte: G1