Notícias

6/recent/ticker-posts

Caruaru tem longas filas por combustível no 9º dia de paralisação dos caminhoneiros




Caminhoneiros seguem parados em trechos das BRs 232 e 104 no município. Carros de passeio, motos e ambulâncias passam pelo local.

A terça-feira (29) começou com longas filas em postos de combustíveis de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, no nono dia de paralisação dos caminhoneiros. O governo estadual, em parceria com o Exército, organizou comboios que saem do Porto de Suape com combustível para abastecer os serviços essenciais e parte dos postos.

No sábado (26), a Prefeitura de Caruaru informou que uma medida judicial foi produzida com o intuito de garantir o fornecimento de combustível e gás butano ao município. Ainda não há informações de quantos postos receberam combustíveis na cidade.

O G1 passou por trechos das BRs 104 e 232, em Caruaru, e constatou que caminhoneiros seguem parados nas rodovias. Carros de passeio, motos e ambulâncias passam pelo local.

A frota de ônibus não normalizou no município, e segue operando com 50% da linha. Também não foi registrada melhora no fornecimento de gás de cozinha, que segue em falta nos estabelecimentos.

Pelo menos três mercados da cidade registram falta de alimentos, como frutas, verduras e carnes de boi e frango. Pelo menos 63 cidades decretaram situação de emergência devido ao desabastecimento de combustível. A informação foi divulgada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

Combustível
Os postos de combustível de Caruaru, que totalizam 78, começaram a receber gasolina e álcool, mas o fornecimento ainda é irregular. Os estabelecimentos que foram reabastecidos não estão limitando a venda de combustível por cliente, mas quem está com o galão, só pode encher dois. O galão precisa ser certificado pelo Inmetro.


Gás de cozinha e água
Uma distribuidora de gás de Caruaru informou à TV Asa Branca que está faltando gás no depósito desde a quinta-feira (24), e que a água acabou no sábado (26). Um caminhão carregado de gás e água, que fornece os materiais à distribuidora, está preso no Porto de Suape.

Medicamentos
Um caminhão do Exército trouxe medicamentos para um centro de nefrologia de Caruaru. A greve dos caminhoneiros afetou o fornecimento de insumos, que foram trazidos de Montes Claros (MG).
A clínica tem convênio com o SUS e, segundo a direção, só tinha medicamento suficiente para atendimento até a próxima quinta-feira, mesmo reduzindo o tempo de hemodiálise dos pacientes. Cerca de 90% dos atendimentos são feitos através do convênio.

O pedido de ajuda ao Ministério da Saúde foi feito por meio da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, que reúne centros de todo o Brasil.

Transporte público
A Associação das Empresas de Transportes de Passageiros (AETPC) informou nesta terça (29) que a frota de ônibus de Caruaru permanece com uma redução de 50%, o que corresponde a operação já realizada aos domingos.

"Todas as linhas operadas por suas associadas estão sendo atendidas e que permanecerá com a redução da frota até o encerramento da paralisação dos caminhoneiros e a devida normalização no abastecimento de combustível", disse a Associação por meio de nota.
Educação
As aulas da rede municipal de ensino foram suspensas em Caruaru, Taquaritinga do Norte e Garanhuns. As aulas e o expediente administrativo continuam cancelados na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Universidade de Pernambuco (UPE), na Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru informou que, devido à paralisação nacional, o atendimento das Unidades Básicas de Saúde e do prédio administrativo será até as 12h. Os serviços ambulatoriais especializados, centros de saúde, UPAs, Hospitais e demais unidades de funcionamento 24 horas terão seus serviços mantidos normalmente.

Coleta de lixo e serviços públicos
A Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru informou que a coleta de lixo por bairros será reduzida; foram suspensos os serviços de capinação; os serviços de manutenção da iluminação, por enquanto, seguem normalizados.
Fonte: G1