Notícias

6/recent/ticker-posts

Lajedo se destacam no Saepe e ultrapassam médias estaduais




A Prefeitura de Lajedo e a Secretaria Municipal de Educação incentivam mudanças no estudo ofertando um ensino de qualidade. E isso pode ser atestado nas avaliações do SAEPE realizadas todos os anos. Escolas da zona rural e da cidade tiveram resultado positivo tanto no município, quanto a nível estadual, superando a proficiência média pernambucana, pois é prioridade na gestão do prefeito Rossine alcançar cada dia mais  altos patamares que refletem na alta qualidade do ensino-aprendizagem lajedense.

Desde o início da primeira gestão do prefeito Rossine, a Secretaria Municipal de Educação investe em formações continuadas incentivando os educadores. Esses, por sua vez, têm se dedicado à evolução dos estudantes no padrão de desempenho. A prova do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE) mostra os resultados disso no 2º, 5º e 9º anos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Com relação à evolução do percentual de estudantes por padrão de desenho que superaram a proficiência dos anos anteriores, a maioria das escolas municipais evoluiu. Algumas delas, como D. Expedito Lopes, José Domingos e José Cosme do sítio Salgadinho atingiram o nível desejável em Pernambuco, chegando esta última a 100%. As escolas Pe. Antônio e Mamede Bento superaram a média estadual em todos os anos do Ensino Fundamental que foram avaliados.

Na avaliação aplicada em 2017 com resultado divulgado na última semana de março, a Escola Municipal José Nonato de Oliveira em Olho D’água dos Pombos teve o melhor desempenho no 2º ano na disciplina de Matemática, com média de 657,6 comparada a 489,9 na edição de 2016 e percentual de desempenho de mais de 90%. Língua Portuguesa no 2º ano ficou com a Escola Padre Antônio Barbosa com média de 696,1 enquanto que a de Pernambuco também para o mesmo ano foi de 528,3.

A Escola Municipal José Cosme da Silva na zona rural superou as médias estaduais de 2015, 2016 e 2017, atingindo o 1º lugar nos 5º anos de todas as escolas, atingindo 100% no padrão de desempenho desejável.

Os alunos dos 9º anos que mais se destacaram em Matemática foram os da Escola Zélia Moura de Melo Ferreira que ficou em 1º lugar com 265,7 superando a proficiência média de Lajedo e de Pernambuco. Já os estudantes dos 9º anos que mais se destacaram em Língua Portuguesa foram da Escola Municipal Mamede Bento do Amaral, no Quatis. Mamede superou também a proficiência média municipal e estadual e a proficiência do ano anterior, marcando 252,3.



Fonte: Agreste Violento