Notícias

6/recent/ticker-posts

Compesa esclarece que Barragem de Jucazinho continua em colapso

Compesa esclarece que não é verdadeiro o vídeo que está circulando na Internet de que a Barragem de Jucazinho teria acumulado água nos últimos dias. Apesar de ter chovido 434 milímetros em algumas cidades que formam a Bacia do Capibaribe, essa quantidade não foi suficiente para alterar o atual quadro de colapso. 

Jucazinho está sem água desde setembro de 2016, em decorrência de severa seca que castigou a região. O manancial tem capacidade para acumular 327 milhões de metros cúbicos de água e era responsável pelo abastecimento de 15 municípios da região Agreste: Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Riacho das Almas, Passira, Cumaru, Salgadinho, Surubim, Casinhas, Vertentes, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Bezerros e Gravatá, além de distritos e povoados desses municípios. 

De acordo com o setor de meteorologia da Apac, o período chuvoso da região é entre abril e julho. As chuvas dos últimos dias permitem o plantio de pastagem e podem encher pequenas barragens. A maior parte dessas chuvas do começo do inverno infiltra no solo, o que vai permitir que as próximas chuvas escorram para o leito do rio nos meses seguintes. Segundo ainda os meteorologistas da Apac, a previsão para o trimestre abril-maio-junho é de chuvas dentro da média histórica. Assessoria de Imprensa