Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Saúde restabelece funcionamento do Samu em Belo Jardim, PE



A Prefeitura de Belo Jardim, por meio da Secretaria de Saúde, irá restabelecer o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nesta terça-feira (20). O serviço é desenvolvido pela secretaria, em parceria com o Ministério da Saúde, e tem como objetivo garantir o atendimento de urgência à população belo-jardinense, dando mais agilidade ao resgate pré-hospitalar no município. Será entregue uma nova ambulância.

A entrega contará com a presença do prefeito Francisco Hélio, do secretário de Saúde, Cecílio Galvão, secretários, vereadores e demais autoridades locais. “A ambulância que prestava o atendimento à população, em quase cinco anos de funcionamento, não havia recebido a manutenção devida. Infelizmente, ela apresentou problemas que não são possíveis consertar do dia pra noite, pois exigem a compra de peças novas, serviço especializado para realizar o conserto, entre outras coisas, que dentro da administração pública requer tempo, obedecendo todo um trâmite legal”, explica o secretário de Saúde.

O secretário explica que a ambulância que o município possui está no conserto. “A viatura oficial do município permanece em conserto, e vimos a alternativa de reestabelecer o Serviço com uma ambulância alugada, para que a população seja assistida da melhor forma e conte com o serviço de atendimento de urgência especializado”, detalha Cecílio Galvão.

O veículo está equipado com talas de imobilização, bandagens, ataduras, colar cervical, prancha, gazes, entre outros materiais necessários para a prestação de socorro às vítimas. A equipe do Samu de Belo Jardim é composta por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista.

O Samu deve ser acionado em casos de acidentes/traumas com vítimas, choque elétrico, problemas cardiorrespiratórios, afogamentos, intoxicação, queimaduras graves, trabalhos de parto em que haja risco de morte para mãe e para o feto, tentativas de suicídio, crises hipertensivas, acidentes com produtos perigosos e outras situações consideradas como urgência e emergência.

Para solicitar o atendimento, deve ser efetuada uma chamada telefônica para o número 192. A ligação recebidas por uma central de regulação, que funciona em Caruaru, e encaminhadas ao ponto de atendimento no município. Durante o processo, é importante que a pessoa que está solicitando o atendimento mantenha-se próximo à vítima e informe ao telefonista dados como: endereço, ponto de referência, nome e idade do paciente; que descreva com clareza o que aconteceu, o que o paciente está sentido e responda as perguntas do médico. Também é necessário que o solicitante siga as orientações repassadas pelo atendimento.

Serviço
Entrega da ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência de Belo Jardim.
Endereço: Rua Coronel Antônio Marinho, n° 291, bairro Airton Maciel.
Data: 20 de março
Horário: 8h30