Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Saúde de Belo Jardim oferece acompanhamento especializado no desenvolvimento de crianças


Com objetivo de acompanhar o desenvolvimento das crianças desde o nascimento até os 2 anos de idade, a Secretaria de Saúde de Belo Jardim realiza, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e da zona rural, consultas de puericultura. Nesta quinta-feira (15), o atendimento ocorreu na UBS Sebastião Lopes, localizada no bairro José Barbosa Maciel, conhecido como Viana Moura da BR.

A puericultura é uma subespecialidade da pediatria dedicada à saúde dos bebês e crianças pequenas, para prevenir e tratar as doenças comuns na infância. Nas UBS, as crianças são acompanhadas por uma equipe composta por pediatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Na UBS Sebastião Lopes, o atendimento acontece às quintas-feiras, das 7h30 às 11h30, e das 13h às 16h. “Aqui nós realizamos a pesagem e medição do comprimento da criança, verificamos e fazemos a atualização da caderneta de vacinas e medimos o perímetro cefálico e abdominal”, explica técnica de enfermagem, Jéssica Alcântara.

Durante a consulta, realizada com a enfermeira da UBS, caso seja identificada alguma intercorrência relacionada à saúde da criança, é realizado o atendimento médico. “Nós acompanhamos o desenvolvimento do bebê mensalmente. Caso haja alguma alteração no desenvolvimento, o médico pediatra da unidade, Evandro Chacon, irá atender a criança, e caso haja necessidade de encaminhamento, realiza todos os procedimentos e direciona à criança para o atendimento especializado na rede municipal de saúde”, destacou a enfermeira e coordenadora da UBS, Erlaine Pacheco.

Para realizar o atendimento, os pais ou responsáveis devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência e apresentar a caderneta de vacina da criança, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e o Cartão da Família.