Notícias

6/recent/ticker-posts

Secretaria de Saúde de Belo Jardim realiza palestra sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos para hipertensos e diabéticos


Nesta quarta-feira (7), a Secretaria de Saúde de Belo Jardim, através do Núcleo de Apoio e Assistência à Saúde da Família (Nasf), realizou uma palestra educativa sobre alimentação saudável e a prática de exercícios físicos para o grupo de hiperdia (hipertensos e diabéticos), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Sebastião Lopes, localizada no bairro José Barbosa Maciel, conhecido como Viana Moura da BR.

A palestra foi realizada pela nutricionista Keila Azevedo e pelo educador físico do Nasf, Luís Otávio. Durante a palestra, a nutricionista abordou os alimentos que podem ser inseridos nas principais refeições, explicando os problemas que as pessoas portadoras de diabetes e hipertensão arterial podem enfrentar com maus hábitos alimentares. “Este é um trabalho de orientação e de prevenção, pois estamos educando os grupos de hiperdia a terem uma vida mais saudável, se alimentando bem e praticando exercícios físicos”, explica.

O Nasf conta com uma equipe profissional que está atuando diretamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), melhorando a qualidade de vida da população belo-jardinense. Os idosos, que também fazem parte do grupo de hiperdia, receberam a Caderneta do idoso do Ministério da Saúde.

Ao término da palestra foi realizada uma atividade física com alongamento e oferecido um lanche saudável para os participantes. “Iremos realizar encontros mensais para acompanharmos este grupo de hiperdia. Aqui na UBS já contamos com atendimento médico na especialidade de clínico geral, e com o atendimento técnico de enfermagem, e com o apoio do Nasf e tantos outros profissionais da Secretaria de Saúde, que podem ser inseridos neste projeto do grupo de hiperdia, iremos desempenhar um excelente trabalho”, disse a coordenadora da UBS, Erlaine Pacheco.