Notícias

6/recent/ticker-posts

Núcleo de estudos do IFPE promove grupo de leitura sobre autores negros



O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Belo Jardim, no Agreste, promoverá, todas as quartas-feiras, a partir do dia 4 de abril, das 15h30 às 17h,  na sede da Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho do município, o Grupo de Leituras e Conversas Nena Marinho, que tem como objetivo discutir produções autorais de escritores negros e demais obras que tenham a ver com a identidade negra, nas suas mais diversas áreas e linguagens.

O grupo de estudos, que homenageia a educadora social Nena Marinho, famosa militante belo-jardinense de causas raciais e de gênero, falecida em 2017, tem como público-alvo qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse sobre questões da negritude.

Segundo o presidente do NEABI, Jandson Ferreira, a data de inauguração foi escolhida por ocasião da semana que se comemora o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, e que a intenção é que o grupo seja autogerido pelos próprios membros. “Os participantes poderão trazer a leitura que julgarem pertinentes para os debates. Desta forma, estaremos garantindo a participação tanto do doutor da áreas de humanas quanto do sujeito que não teve acesso à instrução formal”, comenta Jandson.

O grupo de Leituras e Conversas Nena Marinho surge como deliberação da Primeira Audiência Pública de Igualdade Racial do Município de Belo jardim, que aconteceu no último mês de novembro, no Miniauditório do IFPE–Belo Jardim, como programação do I Ciclo de debates NEABI, evento promovido pela Secretaria Municipal de Juventude e Trabalho. Fonte:Bj1