Notícias

6/recent/ticker-posts

Festa da Pitomba começa domingo em Jaboatão




O domingo de Páscoa marca o início da 361ª edição da tradicional Festa da Pitomba, que segue até o dia 9 de abril, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes.  A celebração é realizada em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do Jaboatão. A abertura será com a procissão da Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres, que acontece às 15h, saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Prazeres, com destino ao Santuário. Em seguida será celebrada uma missa campal e, ao longo da semana, acontecerão as novenas.

Além das atividades religiosas, o evento terá shows e outras atrações culturais, que acontecem a partir da próxima quinta-feira (5) e seguem até a segunda (9). No total, serão realizados 21 shows no palco principal, por onde passarão artistas como Maestro Spok, Gerlane Lopes, Josildo Sá, Adilson Ramos, MC Tróia, MC Elvis, Banda Torpedo, Batista Lima, Fim de Feira e artistas locais. As apresentações começam a partir das 20h e seguem até a meia-noite.

Ao longo dos nove dias de festa, para garantir total tranquilidade ao público, foi montado um esquema de segurança com 420 homens, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais, 90 bombeiros e duas unidades móveis de videomonitoramento. O SAMU dará suporte ao evento com um posto médico, além de viaturas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e bombeiros civis. Algumas secretarias municipais também promoverão diversas ações conjuntas, como orientações sobre o combate à violência contra a mulher, criança e adolescente, e campanhas educativas nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social. A Secretaria de Saúde realizará, no período de 4 a 9 de abril, testagem rápida para diagnóstico e aconselhamento sobre DSTs (HIV, sífilis e hepatites), além de informar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. No dia 4, das 10 às 16 horas, também serão realizados exames para diagnóstico de tuberculose. Fonte: G1