Notícias

6/recent/ticker-posts

Em dois meses, 867 homicídios, 363 estupros e 16 mil roubos em Pernambuco

Por Raphael Guerra, do Ronda JC 
Balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS) demonstra que a violência em Pernambuco continua alta. Em apenas dois meses, 867 homicídios foram registrados. Uma média de 15 crimes contra a vida por dia. Os casos de estupro também continuam elevados. Oficialmente, 363 ocorrências desse tipo. A média é de um abuso sexual a cada quatro horas.    

A SDS argumenta que os homicídios estão em queda. Em fevereiro deste ano, a redução é de 16,13% em relação ao mesmo mês em 2017 – houve 416 mortes violentas, 80 a menos do que no ano anterior. Mas é importante frisar que o número continua elevadíssimo e é um dos piores resultados dos últimos 11 anos.    

Entre os municípios com maior taxa de casos está São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado. Foram 11 mortes, sendo dez em um curto espaço de oito dias. A polícia afirma que os crimes têm relação com o tráfico de drogas, mas até agora não esclareceu nenhum deles.    

As denúncias de estupro também tiveram destaque em fevereiro, quando uma mulher de 18 anos procurou a delegacia para prestar queixa contra um médico. Segundo ela, o ortopedista de plantão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife, abusou sexualmente dela. Com a repercussão do caso, mais de dez mulheres procuraram a delegacia para denunciar o mesmo médico. Ele está preso.   

Só em fevereiro, foram 173 estupros registrados em delegacias do Estado. Pouco mais de um terço dos casos (65) aconteceram no Recife.    

ROUBOS 
Os crimes contra o patrimônio também seguem em alta. Foram mais de 16.445 ocorrências de roubos e furtos nos dois primeiros meses do ano. Só em fevereiro foram 8.063. Uma média de 287 por dia.   

Apesar disso, a SDS comemora os números, porque diz que houve redução. “Em fevereiro de 2017, a média diária de registro desse tipo de ocorrência chegava a 362 casos”, argumentou a pasta.    

Em relação aos roubos e furtos de veículos foram contabilizadas 1.738 ocorrências no Estado em fevereiro. Fonte: BJ1