Notícias

6/recent/ticker-posts

Consulte o IMEI antes e comprar um celular suspeito, você pode sair perdendo


Desde que a Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado lançou o programa Alerta Celular, foi notório a diminuição do roubos e furtos de aparelhos de telefonia celular em nosso estado, principalmente na nossa cidade. Muitas vezes as pessoas, mesmo sem ter a intensão, acabam colaborando com este crime, pois o financia, comprando o celular roubado, isto atraídos por um preço bem menor do que no mercado. Mas o que parece barato, pode sair muito caro (o receptador terá que pagar uma fiança alta para responder em liberdade), pois aumentou muito em nossa região o crime de receptação, que pode ser comprovado quando um suspeito está de posse de um aparelho com restrição de roubo (assim como acontece com veículos roubados), então as pessoas apreendidas com celular roubado, irão responder por crime de receptação de mercadoria roubada.

Pensando nisso, o Blog fez esta matéria para alertar a população de Pesqueira e região como agir de forma legal e não ter problemas com a justiça.

Antes de comprar um celular de terceiros, faça a consulta do IMEI do aparelho, isto é rápido e simples. Se o mesmo apresentar queixa de roubo, não colabore comprando o mesmo e, se possível faça uma denúncia as autoridades competentes (mesmo que não denuncie, por medo, por exemplo, não compre por hipótese nenhuma).

O que é o IMEI?
IMEI é u o número de identificação de todos os aparelhos de telefonia celular, inclusive tem tecnologia avançada que pode identificar o ladrão quando o mesmo usar o aparelho, como tirar uma foto, por exemplo.

Como faço para cadastrar ou pesquisar?
Primeiro você acessa o link https://www.alertacelular.sds.pe.gov.br/#/login e vai se cadastrar, precisa ter um e-mail ativo para isso, depois que fazer o login, vai cair na página da pesquisa e do cadastro abaixo, que vai deixar o IMEI no cadastro da SDS, caso o celular seja roubado, o proprietário vai prestar queixa e o seu celular vai ficar com restrição de roubo. Confira na foto abaixo a página da pesquisa e do cadastro:


Como saber o IMEI do seu celular?
Existem várias maneiras de saber a identificação do aparelho celular, mas a mais simples é digitar *#06*. Fonte: PesqueiraEmFoco