CRIMES

[Crimes][grids]

NOTÍCIAS

[Notícias][stack]

POLÍTICA

[Política][grids]

ESPORTE

[Sportes][stack]

Se Liga Fest

[SE LIGA FEST][grids]

RELIGIÃO

[Religião][grids]

CIDADES

[Cidades][stack]

CULTURA

[Cultura][grids]

TV BOA ESPERANÇA

CLIP GOSPEL

Apagão atinge todas as cidades de Pernambuco




Um apagão provocou falta de energia em todas as 184 cidades de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (21/03), de acordo com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). O problema, iniciado por volta das 15h50, ocasionou transtornos à população, com a suspensão das operações no metrô da capital e semáforos sem funcionar. 

Por meio de nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que, às 15h48, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional (SIN) causou "o desligamento de cerca de 18.000 MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento".

No texto, o ONS afirmou também que as causas do desligamento estão sendo investigadas e que as equipes estão "dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso". De acordo com a Celpe, a recomposição do fornecimento de energia elétrica no estado ocorre de maneira gradativa desde às 16h47.

Em nota, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) informou que não identificou nenhum defeito no seu sistema que ocasionasse o desligamento, mas afirmou que as interligações de energia do Nordeste com outras regiões foram interrompidas. A Chesf está em processo de apuração das causas junto ao ONS.

Devido à queda de energia, a operação das linhas Sul e Centro do metrô foi suspensa, deixando 37 estações sem funcionar no Grande Recife e prejudicando 400 mil passageiros, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O trânsito no Centro do Recife ficou congestionado e passageiros de ônibus tiveram que enfrentar paradas lotadas. A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) registrou semáforos sem funcionar em todas as zonas da capital pernambucana, mas informou que os equipamentos de fiscalização, como lombadas eletrônicas, possuem baterias e não tiveram a operação interrompida.

A CTTU informou que, devido ao apagão, montou uma força-tarefa com todos os agentes nos principais cruzamentos da cidade e ressaltou que, dos 657 semáforos do Recife, 451 possuem nobreak.

As portas do comércio na Rua da Imperatriz, na área central do Recife, foram fechadas antes do horário normal. Os vendedores se concentraram em frente das lojas, já que os estabelecimentos ficaram às escuras. Muitas pessoas que foram às compras no Centro da cidade ou fazer pagamentos no fim da tarde perdeu a viagem.

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), localizada no bairro da Boa Vista, na área central da capital pernambucana, informou que cancelou as aulas no turno da noite nesta quarta-feira (21).

Apagão em 13 estados
Além de Pernambuco, outros 12 estados do Norte e do Nordeste do Brasil enfrentam queda de energia nesta quarta-feira (21): Amazonas, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Pará, Maranhão, Bahia e Tocantins.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará. "Eu não tenho informação mais precisa, mas foi uma interrupção em uma das linhas de Belo Monte", disse o ministro.

Em nota, o Consórcio Norte Energia, responsável por Belo Monte, informou que o apagão não foi originado pela usina. "Ao contrário do divulgado, a usina também foi afetada pela falha ocorrida", diz o comunicado.

Em entrevista coletiva no início da noite, o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata Ferreira, disse que a falha ocorreu em um disjuntor na subestação Xingu, no Pará. Fonte:G1