Notícias

6/recent/ticker-posts

Ainda dá tempo! Como fazer o planejamento financeiro para o ano



Saiba como se organizar para poupar dinheiro e investir para atingir seus objetivos.

Agora que o Carnaval é passado, dá pra dizer que, de fato, 2018 finalmente começou e você já pode, se ainda não fez, colocar em prática o seu planejamento financeiro. Mas fevereiro está quase no fim, ainda dá tempo? Claro que sim. Nunca é tarde para organizar as contas e poupar dinheiro para investir.

Corte os excessos para acumular
Quer bons motivos para aderir às planilhas e aos apps de finanças pessoais? Quem mantém o controle das despesas e receitas ao longo do ano consegue saber quanto terá disponível, por exemplo, para as férias ou Réveillon de 2019 naquele destino desejado. Além disso, com planejamento também dá para investir na compra de um bem, como carro ou casa. Para isso, basta alinhar as contas, traçar metas e procurar os produtos certos para investir. Em resumo, ajude seu dinheiro a render mais.

Seja qual for o seu objetivo, para chegar lá é preciso de fato ter um controle efetivo de gastos. Se você ainda não adquiriu esse hábito, uma maneira eficaz de começar é pôr fim aos excessos. Veja onde é possível fazer cortes e tente estipular um valor mensal para economizar.

A primeira missão é acumular uma quantia equivalente a seis meses das suas despesas mensais para compor uma reserva de emergência. Esse dinheiro será a segurança em caso de qualquer eventualidade. É importante frisar que este valor deve estar disponível a qualquer momento, ou seja, ele precisa estar em investimentos conservadores e com boa liquidez.

Atenção aos investimentos
O começo do ano é uma boa época também para reavaliar o planejamento financeiro. Uma vez ao ano, aconselham os especialistas, vale rever sua carteira de investimentos. “Os mercados mudam, os planos mudam. É um que perde o emprego, outro que tem filho. Enfim, é preciso olhar novamente para os investimentos, para os objetivos e os prazos, e ver se estão alinhados”, sugere Sandra Blanco, consultora da Órama, plataforma de investimentos 100% online.

Esse conselho merece atenção especial em 2018, por ser um ano eleitoral e de muitas incertezas políticas e econômicas. O economista da Órama, Alexandre Espírito Santo, destaca que esse ano, por conta das eleições presidenciais de outubro. “Acredito que a partir do 2º trimestre a volatilidade será maior e, por isso, é importante ter atenção na hora de escolher os investimentos. Por isso, montamos o eBook Cenários e Investimentos para 2018 com previsões para o ano e dicas de investimentos”, destaca.

No eBook, Sandra afirma que, considerando o ambiente de volatilidade e de juros baixos, para obter um bom rendimento é preciso diversificar. Sua recomendação é que o investidor mantenha uma parcela de seu patrimônio entre 30% e 60% em renda fixa, pelo menos 10% em fundos de ações e o restante em fundos multimercado.

Viagens, apartamento reformado e carro novo


Daniel Silveira Becman, 32 anos, não esperou o Carnaval passar. No seu caso, o planejamento financeiro começa sempre no início do ano. Graças a isso, ao longo dos últimos 10 anos, ele já mobiliou e reformou seu apartamento, trocou de carro quatro vezes e fez várias viagens, entre elas para os Estados Unidos e Irlanda. Como conseguiu? Com o comando absoluto de sua vida financeira. Desde o primeiro dia de trabalho formal, Daniel controla suas receitas e despesas em uma planilha. Especialista em controladoria de uma empresa de seguros no Rio de Janeiro, seu segredo de planejamento é ter o domínio das informações do ano. "Ao ver quanto ganho e gasto no ano e nos anos subsequentes, consigo ponderar melhor o que vale a pena manter e o que pode ser cortado para alcançar os meus objetivos futuros”, justifica.

Daniel aplica parte da renda mensal e as receitas extras, como participação nos resultados e 13º salário. "Invisto em títulos (pré-fixados, Selic ou IPCA), adequando o horizonte de resgate à minha necessidade. Se quero trocar de carro, compro títulos com vencimento em data próxima ou logo antes desse momento, pois me protejo da volatilidade e recebo o que foi acordado no momento da compra", afirma.

Órama
Também quer organizar sua vida financeira? Comece escolhendo os investimentos ideais para você. Na Órama você encontra ótimas opções, com menor ou maior prazo, conforme seus objetivos. A Órama é uma plataforma de investimentos 100% online na qual você pode fazer tudo pelo smartphone ou computador. O cadastro é gratuito, rápido e fácil. E não há cobrança de taxas para investir na plataforma.

7 dicas para começar o planejamento financeiro
Estime sua renda total no ano
Calcule também a previsão geral de gastos mensais
Acompanhe os gastos realizados mensalmente
Estipule um valor para ser poupado e investido
Repense sua relação com o cartão de crédito e com os bancos
Planeje as férias e feriados do ano
Ao final do ano, faça uma avaliação geral e um novo planejamento
Fonte: G1