Notícias

6/recent/ticker-posts

Programa de emissão de documentos beneficia moradores de três cidades de Pernambuco


'Balcão de Direitos' realiza ações nesta terça (27) e quarta (28), no Recife e em Jurema e Calçado, no Agreste.

Moradores de três cidades pernambucanas podem solicitar de forma gratuita, nesta terça-feira (27) e na quarta (28), a emissão de segunda via de documentos. O Programa 'Balcão de Direitos', desenvolvido pelo governo do estado promove ações no Recife e em Jurema e Calçado, no Agreste. Os serviços serão prestados das 8h ao meio-dia.

Nesta terça, a iniciativa beneficia moradores da Vila Cardeal e Silva, em Areias, na Zona Oeste do Recife. O atendimento ocorre na Escola de Referência em Ensino Médio Mariano Teixeira, na Avenida Felipe Ferreira, sala 16.

Moradores do Bongi, na Zona Oeste do Recife, também poderão participar nesta terça. Eles devem ir até a Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). O centro fica na Rua Acajutiba, nº 43. A iniciativa também contemplará beneficiados na quarta-feira.

Também está previsto para esta terça o atendimento na Escola Professora Maria Célia Barros Melo, no Centro de Calçado, distante 215 quilômetros da capital. A unidade de ensino fica na Rua Radialista Pajeú, 101.

Na quarta, o Balcão de Direitos promove ações na Escola Professora Almerinda Umbelino de Barros. Ela fica na Avenida Vasco da Gama, no bairro de mesmo nome, na Zona Norte do Recife.

As equipes também estrarão em Jurema, distante 193 quilômetros do Recife. O atendimento ocorrerá na Escola Municipal Padre Ibiapina. A unidade está localizada na Rua João Silvério Sobrinho, no Centro.

Como fazer
Durante a ação do ‘Balcao de Direito’, os interessados podem pedir segundas vias de registros de nascimento, casamento e óbito. É preciso apresentar a certidão antiga ou xerox o Registro Geral (RG).

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos (SEDH), com os programas Nenhuma Pernambucana sem Documento (SECMulher), Resgatando Cidadania - Caravana da Paz (SDS), Projeto Colméia (SESC) e Tribunal de Justiça de Pernambuco.

Posto fixo
O Balcão de Direitos também emite documentos gratuitamente no posto fixo, na Rua Djalma Farias, nº 250, no bairro do Torreão, na Zona Norte do Recife. O atendimento ocorre das 8h às 12h e das 14h às 17h.
No local pode ser solicitada a emissão gratuita de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, registro tardio para as pessoas que nunca tiraram certidão de nascimento, além da 2ª via do Registro Geral (RG), através do posto do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) no local. Fonte: G1