Notícias

6/recent/ticker-posts

MP cumpre mandados de busca e apreensão no interior de PE durante a segunda fase da Operação Gênesis

Ação do Ministério Público ocorreu nesta sexta-feira (16) em Catende, Iati e Garanhuns.


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) deu início à segunda fase da Operação Gênesis na madrugada desta sexta-feira (16). A ação foi deflagrada em dezembro de 2017 e investiga desvio de recursos públicos e irregularidades em licitações de municípios do interior do Estado.

Nesta segunda fase, quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios: Iati e Garanhuns, no Agreste, e Catende, na Mata Sul.

O foco principal desta fase da Operação Gênesis é a cidade de Catende, onde houve busca e apreensão de documentos, notas fiscais, procedimentos licitatórios e computadores no prédio da Prefeitura e na Secretaria de Saúde.


De acordo com o coordenador do Gaeco, o procurador de Justiça Ricardo Lapenda, o grupo atua fraudando processos licitatórios das prefeituras e desviou R$ 18 milhões dos cofres da gestão municipal de Quipapá, também na Mata Sul.

"Há pelo menos sete empresas de fachada envolvidas. Vamos continuar com as investigações, por isso temos que manter a cautela e não podemos dar maiores detalhes para não as atrapalhar", disse o promotor de Justiça.

A Operação Gênesis 2 foi desencadeada pelo Grupo de Apoio Especializado de Enfrentamento às Organizações Criminosas do MPPE (Gaeco/MPPE), com o apoio operacional da Polícia Civil. Ao todo, participam 42 agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil, além de 12 servidores e membros do Gaeco. Fonte: G1