Notícias

6/recent/ticker-posts

Google lança ferramenta de emprego

Experiência mostra as opções de trabalho que mais se encaixam no perfil do internauta através de uma simples busca no site de pesquisa.


O Google quer fazer a sua parte no esforço de redução do desemprego, que afeta 12,3 milhões de pessoas no Brasil segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A empresa trouxe ao País uma ferramenta que tem ajudado a conectar pessoas a vagas de trabalho nos Estados Unidos. É o Google Jobs, experiência que mostra as opções de trabalho que mais se encaixam no perfil do internauta através de uma simples busca no site de pesquisa.

“Dê um Google para achar um novo emprego”, sugere a empresa, que decidiu trazer esta ferramenta para o Brasil depois de perceber uma alta na busca por trabalho nos seus indicadores de pesquisa. Só em janeiro de 2017, a procura por “emprego novo” cresceu 12 vezes em relação ao mesmo período de 2016. E a expectativa é que esta pesquisa se torne ainda mais comum neste ano, já que 55% dos quatro mil brasileiros entrevistados pelo Google prometeram fazer uma resolução para 2018, sobretudo em relação ao trabalho.

“Seja para se recolocar no mercado, encontrar um trabalho mais perto de casa ou porque você vai mudar de cidade, todos os dias, milhões de pessoas dão um Google para começar a busca por um novo emprego”, afirmou o gerente de produto da Busca do Google, Nick Zakrasek, que anunciou o lançamento do Google Jobs no Brasil, frisando que a ferramenta preza pela simplicidade. Por isso, mostra um quadro com as vagas disponíveis quando o internauta faz uma busca por trabalho e apresenta detalhes dessa vaga com um único clique, graças à parceria com sites como LinkedIn e Vagas.com.br.

“O Google oferece informações úteis, precisas e relevantes, com base em cada busca para ajudar cada usuário a se conectar ao seu próximo trabalho. Os resultados são classificados por algoritmos com base na relevância a partir da consulta feita, da localização e dos filtros selecionados. A partir disso, o conteúdo da Busca direciona os usuários a sites terceiros, e ajuda esses sites a destacarem seu conteúdo de forma mais eficaz”, explicou a diretora de Marketing do Google Brasil, Susana Ayarza, contando que, entre os filtros disponibilizados pelo Google, estão o tamanho da jornada, a avaliação do empregador e até o tempo que o internauta vai levar para chegar ao trabalho. "A experiência de empregos na busca é uma ferramenta desenvolvida para reduzir a lacuna de informação entre as vagas de empresas que estão abertas e candidatos dispostos a trabalhar, ajudando candidatos a encontrar vagas abertas no Brasil”, completou Susana.

E não é preciso fazer buscas refinadas para ter acesso à plataforma. Pesquisas simples como trabalhos perto de mim” e “emprego em engenharia" já ativam o Google Jobs, tanto em celulares Android quanto no desktop. Por isso, a empresa afirma que, desde que esta plataforma foi lançada nos Estados Unidos, em julho do ano passado, houve um aumento de 60% de empregadores mostrando suas vagas no buscador. Fonte: FolhaPE