Notícias

6/recent/ticker-posts

'Eu nunca vi isso na minha vida', diz morador após chuva no município de Bezerros, PE


Eu nunca vi isso na minha vida". Foi com essas palavras que um morador de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, descreveu a chuva que foi registrada no município na tarde da terça-feira (20). A chuva durou pouco mais de uma hora e foi sete vezes maior do que esperado para fevereiro, segundo a Defesa Civil.

Os muros de uma casa e de um creche caíram, residências ficaram alagadas e móveis foram levados pela força da água. Cerca de 60 pessoas ficaram desalojadas. "Quando eu cheguei [em casa], não tinha mais jeito. [A água] invadiu tudo, acabou-se tudo", disse o aposentado Francisco da Silva.

De acordo com a Defesa Civil de Bezerros, não houve desabrigados, mas 18 casas foram afetadas pelas chuvas e 17 famílias tiveram que ir para casa de parentes. A maioria das residências afetadas ficam próximas ao Canal do Salgado, que recebe toda a água que vem das partes mais altas da cidade.

A aposentada Maria do Carmo Monteiro estava em casa com a neta quando a água começou a subir. "Perdi muita coisa. Só Deus sabe [quando vou recuperar]", afirmou.

Como em pouco mais de uma hora choveu 73 mm, o equivalente a sete vezes mais que o esperado para o mês, o canal transbordou. Na creche, algumas salas ficaram alagadas e as aulas foram suspensas.

A parte mais baixa do hospital do município, que fica às margens da BR-232, também foi invadida pela correnteza. A direção da unidade de saúde disse que a chuva não atingiu alas como o bloco cirúrgico e que o atendimento aos pacientes não foi prejudicado. Fonte:G1