Notícias

6/recent/ticker-posts

Estudantes de MT criam dispositivo elétrico para matar Aedes aegypti e vão apresentá-lo a investidores no PE



Protótipo foi apresentado na final da Maratona Células Empreendedoras MT. Alunos ganharam uma viagem para Recife, onde apresentarão o projeto a investidores.

Cinco alunos do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), localizado em Diamantino, a 209 km de Cuiabá, venceram a Maratona Células Empreendedoras MT 2017, na quarta-feira (21). Eles criaram um dispositivo que permite atrair e matar mosquitos da dengue através da liberação de aminoácidos.

Os vencedores dos três primeiros lugares ganharam uma viagem para Recife, entre os dias 7 e 11 de março, para apresentar o projeto a investidores.

Orientados pelo professor de biologia do IFMT de Diamantino, Giovane Spíndola, os alunos do 2º ano do ensino médio da unidade desenvolveram o Aminotec.

O dispositivo elétrico funciona através de uma base formada por aminoácidos, que atrai e mata os mosquitos, ajudando na prevenção de doenças como a febre amarela e a dengue.


“O projeto despertou interesse de investidores fora de Mato Grosso é um dispositivo que chama muita atenção, devido ao impacto proporcionado por ele. O mosquito Aedes aegypti é um problema em todo o país”, disse Giovane.

Os estudantes Anna Clara Capistrano, Bianca Oliveira, Isabelly Holtman e Raphael Barroso, de 16 anos, participaram da equipe.

Anna Clara contou que a Maratona Empreendedora começou em agosto de 2017. Ao todo, foram três fases, sendo que o Aminotec conquistou o primeiro lugar em todas elas.

“É um dispositivo elétrico, dentro dele tem uma placa aquecedora, que nos mesmos produzimos. Quando ele libera os aminoácidos no ar, os mosquitos são atraídos e morrem”, explicou.

Para Giovane, é importante a participação dos alunos em projetos de empreendimentos que buscam mudanças na sociedade. Ele contou que foi a primeira vez em que viu alunos adolescentes virando noites em um projeto científico.

“Eles (os alunos) agarraram essa oportunidade com todas as forças. São alunos adolescentes moradores do interior do estado, que produziram coisas extremamente relevantes para a sociedade”, disse.

Como a apresentação dos projetos foi feita em Cuiabá, um ônibus dos institutos foi disponibilizado para realizar a viagem. De acordo com a Anna Clara, os pais dos alunos, que moram no interior do estado, ficaram em casa, acompanhando a transmissão do evento pelo celular.

“Em todo o processo, desde o ano passado, o principal foi o suporte dos meus pais. Eles me deram todo o apoio e ficaram muito felizes com o resultado”, contou. Fonte: G1