Notícias

6/recent/ticker-posts

Sport, Náutico e América representam PE na Copa São Paulo

Por problemas financeiros, o Santa Cruz não teve condições de enviar seus pratas da casa


Enquanto a bola não rola para os profissionais, a garotada entra em campo para dar o pontapé inicial na temporada 2018. A partir de terça-feira, 2 de janeiro, milhares de atletas sub-20 disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição das categorias de base do Brasil. A atual edição do torneio baterá seu recorde de participantes, com 128 times divididos em 32 grupos. Pernambuco terá três representantes: Sport, Náutico e América. Por problemas financeiros, o Santa Cruz não teve condições de enviar seus pratas da casa. O Timbu estreia no dia 3, contra o Linense, em Penápolis. Na mesma data, o Mequinha encara o José Bonifácio, na cidade homônima. Um dia depois, o Leão enfrenta o Confiança, em São Carlos.

Situado no Grupo 18, o Sport ainda tem como adversários da chave o São Carlos e o São Raimundo/RR. Na edição anterior, os leoninos foram eliminados na terceira fase, após derrota por 2x1 para o Batatais. A competição serviu para alavancar a ida do atacante Juninho para o elenco profissional do Rubro-Negro. Em 2016, os pernambucanos alcançaram o melhor desempenho no torneio, chegando até as quartas de final - foram eliminados pelo Cruzeiro. O último grande destaque do time que surgiu da Copinha foi o centroavante Joelinton, vendido ao Hoffenheim/ALE por R$ 5,4 milhões. Hoje, o atleta defende o Rapid de Viena, da Áustria.

Neste ano, o Sport tem investido no lado mental para deixar a garotada pronta para o desafio. O trabalho é conduzido pelo psicólogo Murilo Calafange. “Identificamos quando os atletas apresentam ansiedade ou não conseguem dormir direito, pensando muito na competição. Tratamos de fazer a ansiedade ser funcional. Ensinamos também a ter equilíbrio emocional. Trabalhamos a atenção, a fala e o ato de compartilhar as angústias”, destacou o psicólogo. A base da equipe comandada pelo técnico Júnior Câmara é a que foi vice-campeã da Copa do Brasil do ano passado.


O maior propósito da Copinha, curiosamente acima até mesmo do título, é revelar atletas. Uma espécie de laboratório em que os clubes definem quem tem chance de integrar o elenco profissional. Esse, por exemplo, é o grande objetivo do Náutico. Prestes a disputar a Série C e com um orçamento enxuto, os alvirrubros aguardam o desempenho de sua base para "pinçar" alguns nomes que integrarão o time principal no decorrer de 2018.

No ano passado, quatro atletas ganharam oportunidade: o goleiro Sérgio, o zagueiro Feliphe Gabriel e os atacantes Gerônimo e Erick. O último foi quem melhor aproveitou. Destaque do Campeonato Pernambucano, o jovem de 19 anos foi vendido ao Braga, de Portugal, por R$ 3 milhões. Nesta edição, além do Linense, o Timbu duelará perante Penapolense e Desportiva Paraense, todos no grupo 7. A melhor campanha dos pernambucanos foi justamente em 2017, caindo na terceira fase após derrota nos pênaltis para o Mirassol.

O Timbu será treinado por Dudu Capixaba. “Fizemos dois jogos contra os profissionais e fechamos bem nossa preparação. Os garotos sabem que, quem se destacar na competição, vai subir ao profissional”, afirmou o técnico.
Fechando o trio de representantes do estado, o América, na chave 3, tem pela frente, além do José Bonifácio, a missão de superar Figueirense e Mirassol. Na Copinha, classificam-se os dois primeiros de cada grupo. Em seguida, começam os mata-matas. A final será no dia 25 de janeiro, data em que se comemora o aniversário da cidade de São Paulo.

A tabela dos clubes de Pernambuco (TV em parênteses):
Grupo 3
03/01 (13h) - América x José Bonifácio-SP
06/01 (15h) - América x Figueirense-SC
09/01 (13h) - América x Mirassol-SP

Grupo 7
03/01 (16h) - Náutico x Linense-SP
06/01 (16h) - Náutico x Desportiva Paraense-PA
09/01 (16h) - Náutico x Penapolense-SP

Grupo 18
04/01 (18h) - Sport x Confiança-SE
07/01 (18h) - Sport x São Raimundo-RR
10/01 (20h) - Sport x São Carlos-SP (Rede Vida). Fonte: FolhaPE