Notícias

6/recent/ticker-posts

Primeiro domingo de 2018 tem Pitombeira e Elefante nas ruas do Recife e Olinda

Olinda já tem bloqueios para coleta de garrafas de vidro e PM diz ter usado inteligência policial para impedir brigas de galeras


Quem é de fato bom pernambucano não consegue nem esperar um ano para cair na brincadeira. Neste domingo (7), faltando um mês para o Carnaval, as ruas de Olinda e do Bairro do Recife já estão repletas de foliões e agremiações aquecendo para a folia. Em Olinda, chamou atenção a quantidade de policiais nas ladeiras. 


De acordo com o comandante da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), major Giovani Nascimento, o uso de inteligência policial foi usado para evitar as brigas e confusões que se repetiam em anos anteriores. "Não temos nenhuma ocorrência de briga ou arrastão desde setembro. As pessoas vinham para cá e marcavam para brigar, pelas redes sociais. Conseguimos criar um perímetro de segurança onde esses indivíduos são identificados e neutralizados na parte afastada do Sítio Histórico. A gente já faz um filtro bem antes", afirma.


O major explicou que a Polícia Militar se preparou desde setembro para as prévias. "A partir de janeiro o esforço operacional é aumentado. O policiamento é feito a pé envolvendo várias unidades da PM em basicamente todas as ruas do Sítio Histórico. Além desse policiamento a pé, temos um policiamento motorizado onde as viaturas circulam num perímetro maior", afirmou o major. O trabalho é complementado pelo monitoramento por câmeras e o uso da inteligência policial e de policiais disfarçados nas ruas.


Nada de vidro
Já nos acessos às ladeiras, cinco bloqueios foram instalados para que foliões trocassem vasilhames de vidro por recipientes de plástico. O major reforça a recomendação para descartar garrafas de vidro em lixeira, em local adequado.
Em Olinda, agremiações como Pitombeira, Samba Soul Delas e Olha a Hora já ensaiam para a folia. Também já são vistos os tradicionais foliões fantasiados e são muitos os grupos de percussão que fazem os ensaios finais para cair na folia sem desafinar.

Recife
Já no Bairro do Recife, o olindense Elefante animou quem passava no entorno durante seu desfile. Orquestra e integrantes do bloco desfilaram já fantasiados, enchendo de cor as ruas do bairro. Fonte: FolhaPE