Notícias

6/recent/ticker-posts

'Estudei desde o 9º ano', diz estudante de Caruaru, PE, que tirou nota 920 na redação do Enem

O estudante Paulo Albuquerque, de 17 anos, tirou a nota 920 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que teve como tema "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". O adolescente estudou em uma escola particular de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.     

Ao G1, ele disse que faz Enem desde o 8º do ensino fundamental, e desde essa época que se prepara para realizar a prova. No primeiro exame que fez, Paulo tirou 740 na redação. "Eu estudei desde o 9º ano do ensino fundamental para a redação do Enem . Para treinar, eu fazia umas duas redações por semana", disse o estudante.    

Paulo revela que gostou do tema da redação do Enem 2017. "Eu gostei do tema, pois no cursinho ele foi bastante trabalhado", confirmou o adolescente. Mesmo tendo se preparado com intensidade para a prova, o estudante diz que ficou surpreso ao conferir a nota no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), pois não esperava que seria tão alta.    

"Eu fiquei muito feliz, não estava esperando uma nota tão alta. Logo quando vi, liguei pra minha mãe para contar, pois ela me ajudou bastante para conseguir tal nota", Paulo Albuquerque.    

Para conseguir a nota, o adolescente contou com a ajuda de dois professores de português, com quem aprendeu a base e aprimorou a argumentação e estrutura de uma redação. De acordo com o professor de português Thiago Neto, Paulo sempre foi um bom aluno, participava de aulões e era crítico e questionador, o que ajudou a conquistar essa nota. 

"Fui professor de Paulo até o 9º ano, e durante o ensino médio. Ele produzia textos e pedia para que eu corrigisse", falou Thiago Neto. Sobre o professor, Paulo não poupou elogios: "Com o professor Thiago aprendi a formar minha base, pois a redação do Enem não se constrói de um dia pra noite".    

Paulo agora sonha com o curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e espera que o bom resultado na redação do Enem contribua com realização do sonho de ser médico. Fonte: G1 Caruaru