Notícias

6/recent/ticker-posts

CNH eletrônica já está em vigor em Pernambuco

Documento digital já pode ser solicitado em Pernambuco, que é o quinto estado do Brasil e o segundo do Nordeste a oferecer a possibilidade no País.


Os motoristas estaduais já podem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pelo celular. É que a CNH eletrônica (CNH-e) foi lançada nessa quarta-feira (24) em Pernambuco, que se tornou, então, o quinto estado do País e o segundo do Nordeste a oferecer o documento digital. A facilidade, no entanto, só está disponível para os condutores que tiraram ou renovaram a habilitação depois de 22 de maio de 2017.

“A partir de hoje (quarta), os usuários que vão tirar ou renovar a habilitação já têm a possibilidade de escolher entre o documento eletrônico ou físico. Também dá para ter os dois e não é preciso pagar nada mais por isso. Quem retirou a CNH depois de 22 de maio também pode solicitar a CNH-e sem pagar absolutamente nada. Já quem tem um documento mais antigo precisa tirar a segunda via da habilitação, que custa R$ 91,11 e sai em 24 horas, para ter a carteira digital”, anunciou o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), Charles Ribeiro.

Ele explicou que a habilitação eletrônica só está disponível para quem tirou a licença para dirigir dentro das novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que preveem a existência de um QR-Code no verso da habilitação. E Pernambuco passou a emitir habilitações neste formato em maio do ano passado. “De acordo com o Contran (Conselho Nacional de Trânsito), os estados têm até 1º de fevereiro a se adequar a esta regra. Mas nós nos antecipamos e já estamos emitindo a CNH eletrônica”, disse Ribeiro, lembrando que, ainda segundo o Contran, a CNH-e tem até o final deste ano para ser implementada.

Por conta disso, a CNH-e só será concedida a quem solicitar o documento na internet. “É só entrar no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), fazer o cadastro para a CNH Digital, inserir os dados pessoas e um código de quatro números. Depois disso, vai chegar uma confirmação por e-mail. E, assim, será possível baixar o aplicativo e ter a CNH-e no seu smartphone”, detalhou o presidente do Detran-PE, dizendo que são muitas as vantagens do documento digital.

“Com a CNH-e, não será mais preciso andar com a carteira, basta apresentar o celular para se identificar. O nosso agente vai ler o QR-Code do seu aplicativo da CNH-e. E, se você for parado em uma blitz e estiver com o celular descarregado, ele vai entrar na nossa base de dados para que você coloque o seu código e mostre seus dados nos nossos equipamentos”, contou Ribeiro, dizendo que, até outubro deste ano, o Detran-PE também deve digitalizar o documento do veículo - Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). Fonte: FolhaPE